Além dos benefícios fiscais, sistema fulfillment oferece gestão e execução completas da operação
Redação TranspoData
Foto Estoca, Divulgação
Com crescimento do volume no último semestre três vezes maior em relação ao de dezembro de 2023, a Estoca, empresa logística focada em operações de e-commerce B2C, tem ampliado sua operação no centro de distribuição em Extrema (MG) para a oferta do serviço fulfillment, que contempla a gestão e a execução completa de todo o processo logístico. O objetivo é garantir entregas personalizadas, mais rápidas e sem erros.
Com tecnologia própria, o fulfillment é monitorado em tempo real, desde o estoque até a entrega. Além disso, a Estoca oferece empacotamento personalizado, suporte especializado e escalabilidade para acompanhar o crescimento da demanda de seus clientes, especialmente em momentos de pico do e-commerce, como Black Friday e Natal.
De acordo com o CE Caio Almeida, a cidade de Extrema combina uma excelente infraestrutura logística com localização estratégica, próxima às principais rodovias de São Paulo, o que permite uma distribuição massiva pelo Brasil. “Ao operarmos no município mineiro, temos agilidade e eficiência das melhores rotas de distribuição do país para oferecer uma entrega de excelência, além de contar com vantagens tributárias”, acrescenta.
Atualmente, a Estoca trabalha com dois modelos de negócios: o fulfillment, garantindo agilidade e segurança na armazenagem e expedição de produtos, e o WMS (Warehouse Management System), tecnologia proprietária que automatiza as operações e aumenta a produtividade na gestão de estoques nos galpões próprios de e-commerce. Com soluções de ponta, a empresa realiza e acompanha a operação em tempo real, desde o envio até a armazenagem, empacotamento e despacho dos produtos. “O foco da empresa é oferecer soluções personalizadas, que se adaptem ao volume de cada operação de e-commerce, garantindo velocidade e eficiência”, afirma.
A Estoca ainda possui centros de distribuição em Itapevi e Vargem Grande Paulista (SP), Serra (ES) e Recife (PE). A logitech, que registrou em julho o marco de 5 milhões de pedidos entregues desde sua fundação há quatro anos, espera fechar este exercício com mais de 7 milhões de entregas. “Pelo movimento do mercado, estimamos aquecimento de vendas em função das duas datas mais aguardadas pelo varejo: a Black Friday e o Natal. Na Black Friday, por exemplo, projetamos que o volume de entregas entre outubro e novembro cresça cerca de 60% em relação ao mesmo período ano passado”, complementa.
Benefício fiscal
Um dos grandes atrativos de Extrema é o tratamento tributário especial voltado ao e-commerce, oferecido pelo Governo de Minas Gerais. Enquanto em São Paulo o ICMS pode chegar a 18%, em Minas Gerais varia de 2% a 6% para vendas internas e até 1,3% para as interestaduais. O Estado ainda dispensa a retenção e o recolhimento do ICMS nas entradas de mercadorias, benefício que pode representar economia significativa para o e-commerce.