Fabricante aposta na versatilidade da Ranger para trabalho e terá também novas configurações para a linha Transit
Mauro Cassane
Ford, Divulgação
A Nova Transit está programada para chegar ao Brasil no primeiro semestre do ano que vem mas os visitantes da Fenatran já podem ver as mudanças que se concentram principalmente na parte interna. Os furgões e vans, que ganham mais versões, agora chegam com novo painel de instrumentos, com mais funções e, na operação, são mais fáceis de usar.
Gullermo Lastra, diretor de veiculos comerciais da Ford, disse que as vendas da montadora na América do Sul vêm crescendo progressivamente e somaram 19.000 unidades em 2023, um avanço de mais de 40% comparado a 2021. No Brasil, as vendas da Ford Pro cresceram cerca de 15% este ano, com 4.500 unidades até setembro. Entre outros destaques, a marca é a única a oferecer uma van automática e lidera o segmento de furgões elétricos até 5 t com a E-Transit.
O motor da Transit será o mesmo: 165 cv e 39,7 kgfm com tração traseira.
A Ranger cabine simples é para trabalho mesmo e ainda pode ser oferecida na versão chassi-cabina que permite variados tipos de implementos. A versão virá com tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, suspensão com amortecedores externos à longarina, sistema de freios redimensionado e a maior capacidade de imersão na água da categoria, de 800 mm.
Novidade também a montadora trará em serviços. A empresa vai implantar o Serviço Móvel, uma Transit equipada como oficina móvel que vai até o local do cliente para realizar a manutenção do seu veículo ou frota, sem ele ter de se deslocar até uma concessionária. Entre outros serviços, ela é preparada para fazer: troca de óleo, filtros, fluidos, lâmpadas e limpadores de para-brisa, serviços em freios e baterias, campanhas de serviço e recalls, rodízio de pneus, escaneamento e diagnóstico, atualização de software e instalação de acessórios.
A Ford é a primeira montadora no Brasil a oferecer esse serviço para os seus clientes dentro do segmento de veículos comerciais leves. Ele começa a operar no primeiro trimestre de 2025 e será oferecido também na Argentina, Chile e Colômbia.
“O Serviço Móvel Ford pode atender vários veículos no mesmo dia e é mais uma solução que melhora a produtividade do cliente, de forma conveniente, ágil e profissional para otimizar o seu tempo e evitar interrupções na operação dos veículos”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “Além disso, traz a segurança da manutenção feita por técnicos qualificados e com peças genuínas.”
O Serviço Móvel Ford poderá ser solicitado por meio do aplicativo FordPass ou do site Agenda Ford para atendimento a até 30 km de distância da concessionária. Para distâncias maiores, o contato deve ser feito diretamente com a concessionária.