Sistema considera informações essenciais para a gestão da mobilidade, promovendo o melhor serviço à população
Redação TranspoData
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Passadas as eleições municipais, uma das principais pautas ainda é a eficiência do transporte público, que tem sido uma questão em diversas cidades brasileiras. Nesse cenário, o estado do Espírito Santo inovou e saiu na frente ao adotar um novo conceito de gestão da mobilidade urbana. A solução é desenvolvida pela Geocontrol, empresa capixaba pioneira na criação de diversas soluções 100% nacionais (hardware e software) voltadas aos setores de agronegócio, segurança pública, receptores GNSS e mobilidade urbana.
A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) implementou o Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana, uma sala gerencial, que consegue extrair diversos dados da operação dos ônibus e apresenta em relatórios e dashboards as informações essenciais para uma gestão inteligente, rápida e precisa. Dentre elas, partidas atrasadas ou adiantadas, cumprimento de viagens, linhas com lotação por trechos, detecção de necessidade de correção de tabelas de viagens e de ônibus atrasado para início da próxima viagem, alertas de falhas de programação de tabelas de viagens e outros dados das operações. As informações são acessíveis no Centro de Inteligência e colocam na mesma página as empresas concessionárias e o órgão gestor.
Com isso, o resultado é uma agilidade maior nas correções e ajustes necessários para um melhor atendimento do usuário do Transcol, sistema metropolitano de transporte coletivo integrado de estrutura tronco-alimentadora, que funciona na Região de Vitória desde 1989 e, hoje, transporta mais de 17 milhões de passageiros mensais nos sete municípios de abrangência. O Transcol é operado por 10 empresas privadas divididas em dois consórcios e gerenciado pela Ceturb-ES. “O lançamento de dados em tempo real possibilita ao gestor do transporte mobilizar correções na fonte do problema, o que resulta em maior eficiência e conforto ao usuário dos ônibus”, explica Marcelo Antunes, diretor presidente da Ceturb-ES.
Diferenciais
Muitos são os diferenciais que tornam o Centro de Inteligência da Mobilidade Urbana uma solução eficiente, econômica para o estado e que oferece resultados na operação para o usuário. Um deles é o software que permite monitorar 1.800 ônibus com somente quatro operadores por turno.
A tecnologia empregada tem inteligência preditiva por inteligência artificial para detecção de inconsistências nas programações de viagens, ou seja, 24 horas antes de possíveis problemas na operação, o sistema gera alertas para que sejam providenciadas as correções. Para que todas as informações sejam precisas, a tecnologia tem disponibilidade de 99,99% de efetividade no monitoramento de todas as viagens durante o dia. Apresenta redundância de GPS com operadora celular distintas para garantir o monitoramento, mesmo que haja falha em equipamento ou sinal das operadoras.
Um software integrado ao planejamento e operações permite que todos envolvidos (garagens, fiscais, gerentes e operadores de CCO) possam atualizar os ajustes na operação em tempo real, pelo uso da mesma ferramenta. Dessa forma, torna-se possível avaliar se as viagens estão seguindo conforme o planejado ou se há alguma intercorrência, possibilit