A EmbraerX revelou nesta semana um novo conceito de veículo voador elétrico durante a Uber Elevate Summit 2019 em Washington, Estados Unidos. O evento reuniu uma comunidade global de fabricantes, investidores e representantes governamentais com o objetivo de tornar realidade a visão sobre a mobilidade aérea urbana compartilhada.
O conceito da aeronave elétrica com capacidade de decolagem e pouso na vertical, conhecida como eVTOL, é um dos múltiplos projetos da EmbraerX. Subsidiária para negócios disruptivos da Embraer, a empresa é focada em esforços colaborativos para ativar e acelerar o ecossistema da mobilidade urbana.
A abordagem da EmbraerX voltada ao ser humano tem sido fundamental no projeto do eVTOL, que busca a melhor experiência do usuário para fazer uma aeronave facilmente acessível para todos.
Este novo conceito de aeronave é resultado de uma gama de testes e simulações que consideram a otimização operacional para o ambiente urbano. Além disso, segundo os representantes da empresa, priorizando alta confiabilidade, baixos custos de operação, menos ruído, funcionamento totalmente elétrico e progressivamente autônomo.
“A equipe da Embraer se concentrou na experiência do cliente em seu mais recente conceito de veículo aéreo, utilizando redundâncias de sistemas para alcançar os mais altos níveis de segurança, ao mesmo tempo em que o sistema propulsor de oito rotores gera sustentação ao longo de toda sua extensão e emite baixo ruído. Nossa equipe está ansiosa em continuar colaborando com a Embraer para desenvolver um veículo aéreo de compartilhamento silencioso, sustentável e seguro”, disse Mark Moore, diretor de engenharia de aviação da Uber.
Outros projetos
Atualmente, a EmbraerX também está interessada no desenvolvimento de diversas outras soluções sob medida para o ecossistema aéreo urbano. Um exemplo, é a nova plataforma de negócios Beacon, projetada para promover a colaboração e sincronizar empresas e profissionais de serviços de aviação, de forma mais ágil, para manter as aeronaves voando.
Além disso, em parceria com dezenas de controladores de tráfego aéreo, acadêmicos, pilotos e especialistas do setor, a EmbraerX propôs recentemente um projeto de tráfego aéreo urbano prático, para permitir que mais aeronaves operem em ambientes urbanos.