Em entrevista exclusiva à Transpodata, José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, avalia seu mandato, realizações e revela expectativas das revendas com a Fenatran
Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
- Como o senhor avalia seu mandato que vai terminar no final deste ano?
Quando assumi a Presidência, em janeiro de 2022, junto à minha Diretoria Executiva e com o apoio de 100% das 52 Associações de Marca existentes na época, disse que seria como uma corrida de revezamento, na qual cada um de nós daria o melhor de si e o bastão seria repassado, dentro do grupo, para meu sucessor. E assim vem acontecendo.
A partir de um Planejamento Estratégico definido por nossas lideranças, as Associações de Marca, Regionais e Sincodiv´s (Sindicatos de Concessionárias), criamos comissões de trabalho e nos dedicamos incansavelmente, na busca do atingimento de todas as demandas do setor.
Muitas foram as conquistas desta atual diretoria, como o inegável fortalecimento político que tivemos, em todos os âmbitos, nossa união e capilaridade regional, por meio dos SINCODIV´s e Regionais FENABRAVE, a participação em programas do governo, que tratam do assunto, o diálogo permanente com o legislativo, além do poder executivo, autarquias e entidades congêneres com as quais firmamos uma agenda positiva e de temáticas convergentes.
A representatividade política e empresarial do setor saiu fortalecida neste mandato, assim como projetos que visaram aprimorar e preparar os negócios das concessionárias para as constantes transformações do mercado. Por isso reformulamos o nosso Congresso & ExpoFenabrave, que se consolidou como o segundo maior evento do setor no mundo, e por essa razão desenvolvemos parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV In Company) e com a Academia CEO, para ampliar a formação de profissionais das Concessionárias, alcançando nível MBA. Investimos em diversas áreas, como comunicação, apoio jurídico, desenvolvemos guias de veículos usados, de pós-vendas e outras ações que têm subsidiado o nosso setor.
Pensando no futuro, a FENABRAVE realizou a “OFICINA TÉCNICA MOBILIDADE E A FROTA BRASILEIRA – DESCARBONIZAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO”, que a FENABRAVE promoveu, em maio deste ano, em Brasília, reunindo 27 entidades, incluindo 9 ministérios, entidades e autoridades públicas e academia, ligadas ao setor.
Juntos, discutimos caminhos de um programa permanente que leve à descarbonização e à renovação da frota circulante brasileira.
- E qual foi o principal resultado deste encontro com essas lideranças?
Apenas como exemplo, a idade média dos automóveis e comerciais leves que circulam em nosso país tem idade média de quase 19 anos, e superam os 22 anos, no caso de caminhões.
Acredito que este diagnóstico, que visa encontrar caminhos que passam pela inspeção veicular feita nas concessionárias nos leve ao que precisamos, que são o aumento de vendas de veículos novos, a troca do veículo usado pelo seminovo e a reciclagem dos veículos em fim de vida útil, que nos oferecerá a necessária descarbonização e ampliação de escala no setor!
Pretendemos que este trabalho possa colaborar para governo, na COP30, se somando a outros estudos e iniciativas de nosso setor, mas é importante ressaltar que o progresso do setor automotivo só pode ser alcançado com a união de todos os agentes que o compõem.
Ao final deste ano, encerro a minha gestão, com sentimento de dever cumprido, deixando, como sucessor, uma nova liderança que dará continuidade ao que juntos iniciamos e que teve 100% de aprovação das 56 Associações de Marca, atualmente filiadas à Fenabrave.
Espero assistir a muitas conquistas que, certamente, ainda virão por parte da Fenabrave. Meu sentimento é de orgulho e recompensa pelo que desenvolvemos até aqui, sempre contando com o apoio de uma Diretoria Executiva comprometida e uma equipe de colaboradores e assessores irretocável, a quem eu só tenho a agradecer.
- Como os concessionários de veículos comerciais podem tirar melhor proveito da Fenatran deste ano?
A Fenatran é uma feira de negócios, na qual devem ser exploradas oportunidades, tanto por montadoras como pelas concessionárias, que costumam realizar excelentes relacionamentos corporativos e fechamento de pedidos, que se efetivam posteriormente, razão pela qual os resultados somente podem ser apurados nos meses subsequentes à realização do evento. As concessionárias, certamente, saberão como extrair os melhores contatos durante a feira e realizar os fechamentos posteriormente, no relacionamento estendido.
- A Fenabrave está preparando alguma ação especial para a Fenatran?
Sempre estamos presentes à Cerimônia de Abertura e visitamos a feira em geral e os estandes de todas as montadoras, que são parceiras das concessionárias. É um evento permanente em nosso calendário.
- Na sua opinião, a Fenatran deste ano será melhor que a Fenatran de 2022?
Acreditamos que esse ano poderá ser melhor, pois o setor não está sofrendo com desabastecimento de componentes, como ocorria em 2022. Além disso, estamos diante de um aumento de demanda, em decorrência do desempenho industrial, do agronegócio e da construção civil.