Empresas combinarão seus ativos de pagamento de frete no Brasil

Roberto Hunoff

Foto Divulgação

A Edenred, fornecedora de soluções de mobilidade na América Latina, anunciou a assinatura de acordo com a PagBem em que ambas as empresas combinarão seus ativos de pagamento de frete no Brasil. A Edenred terá aproximadamente 70% das atividades unificadas e o restante será dos atuais acionistas da PagBem. A combinação das operações fortalecerá a liderança da Edenred no mercado brasileiro de pagamento de frete e marca um novo passo na entrega de seu plano estratégico Beyond 22-25, expandindo ainda mais as atividades para além da gestão de abastecimento no Brasil.

A transação será realizada sem desembolso financeiro pela Edenred e inclui um mecanismo para que, no futuro, alcance 100% de participação. O fechamento do acordo está sujeito à aprovação das autoridades competentes, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. A expectativa é que seja finalizado no primeiro trimestre de 2024.

O mercado brasileiro de pagamento de frete, que é estimado em mais de R$ 300 bilhões, é amplamente subpenetrado. Ele integra serviços terceirizados e despesas pagas por grandes transportadoras e embarcadoras para caminhoneiros independentes na entrega de cargas. No Brasil, a indústria do transporte de carga inclui mais de um milhão de caminhoneiros independentes.

O sistema de pagamento eletrônico operado por empresas especializadas e aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, como a Edenred Repom e a PagBem, formaliza as relações de embarcadoras e grandes transportadoras com caminhoneiros independentes e empresas com menos de três caminhões. Este sistema permite que os caminhoneiros independentes recebam seus recebíveis e usem cartões pré-pagos ou pagamentos mobile para cobrir, de forma segura, suas despesas, incluindo gastos com abastecimento, restaurantes e pedágios.

A Edenred Repom conta com 30 anos de experiência no setor e é líder no mercado brasileiro de pagamento de frete. Por meio de uma plataforma dedicada que centraliza os pagamentos de frete, a organização oferece uma experiência única para embarcadoras e transportadoras graças à integração via API habilitada com os principais sistemas de gerenciamento de transporte. O app mobile user-friendly da Edenred Repom permite que caminhoneiros controlem as viagens do início ao fim, acessem uma ampla rede de 1.800 postos de combustíveis no Brasil e utilizem serviços como pagamento de contas, transferências, recarga de celular ou atendimento com assistente virtual.

Fundada em 2015, a PagBem é o terceiro maior player no mercado de pagamento de fretes no Brasil. Por meio de uma plataforma baseada em nuvem, oferece soluções em frete, pedágio e pagamento de despesas, integrando todas as partes, desde embarcadoras e transportadoras até caminhoneiros. Ao permitir que embarcadoras e transportadoras terceirizem e controlem as entregas de mercadorias de forma fácil, a plataforma proporciona eficiência, segurança e controle. A empresa mais do que dobrou sua receita nos últimos três anos.
A combinação das operações permitirá que a Edenred Repom potencialize ainda mais sua escala no mercado, tendo mais de quatro mil empresas-clientes. Graças à complementaridade entre as plataformas e as operações, o acordo proporcionará sinergias e aumentará a capacidade da Edenred de acelerar sua penetração no mercado brasileiro de pagamento de frete.

Para Douglas Pina, diretor-geral da Edenred Mobilidade, a combinação das atividades abrirá novas oportunidades para a empresa desbravar. Vinícios Fernandes, diretor da Edenred Repom, complementa que haverá a multiplicação de valor para um mercado que transporta grande parte das cargas brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here