Crédito
Foto FNM, Divulgação
Empresa finlandesa equipará com sistemas de transmissão modelos que serão montados em Caxias do Sul
A Danfoss Editron será fornecedora oficial dos sistemas de transmissão que movimentarão os caminhões elétricos que serão fabricados pela FNM, em Caxias do Sul, junto à uma das unidades da Agrale. A empresa montará os modelos 832, com capacidade para até 14 toneladas, e 833, para até 18 toneladas. Ambos serão equipados com baterias de íon-lítio avançadas, com autonomia para percorrer até 300 km, fornecidas pela chinesa Octillion Power Systems.
Os sistemas de transmissão elétrica apresentam motor de 250 kW com velocidade múltipla Eaton, bateria Octillion de 650 volts e capazes de gerar 355 cavalos de potência. Segundo a empresa, os FNM elétricos economizarão 128 toneladas de emissões de CO² anualmente em comparação com modelos de tamanho semelhante movidos com gasolina ou diesel.
Diretor de vendas globais On-Highway da Danfoss Editron, Adrian Schaffer destacou que a empresa define este movimento da FNM como essencial para os frotistas e população brasileira, além de ser porta de entrada para os veículos comerciais elétricos nos demais países da América do Sul. Paul Beach, presidente da Octillion Power Systems, entende que os caminhões elétricos FNM impulsionarão o mercado geral e ajudarão o Brasil de maneira fundamental, especialmente após a pandemia global, onde um verde reiniciar é essencial. “A FNM e seus veículos definirão o padrão para eletrificação de veículos no Brasil e países vizinhos”, enfatizou.
Celso Santos, diretor industrial da FNM, acrescenta que os caminhões usam tecnologias de ponta, incluindo um tablet conectado a um centro de TI operacional e aos sistemas de logística do cliente. “Isto permitirá o e-monitoramento e soluções inovadoras de vídeo-telemática, como sistema de câmeras anticolisão com inteligência artificial e sistemas de alerta para manobras de condução”, assinala. Ainda cita o uso de nióbio em quase todos os componentes-chave dos caminhões, como nos chassis, freios, suspensão e rodas para reduzir o peso e aumentar a força, desempenho e resistência.