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Arquivo Dana

Multinacional programou entregas aos clientes globais para a partir do final de 2023

A Dana anunciou, no início de setembro, a expansão de suas ofertas Spicer Electrified™ e-Powertrain com o lançamento de uma família de e-Axles, projetados para uma ampla variedade de aplicações em veículos comerciais pesados, das classes 7 e 8. Os e-Axles Spicer Electrified™ Zero-8 complementam os sistemas de e-propulsão de veículos elétricos (EV) para serviços pesados da Dana, que atualmente equipam milhares de veículos em todo o mundo.

A fabricante assinala que os e-Axles Zero-8 elevam ainda mais os padrões de robustez e eficiência da tecnologia de eixo motriz da marca e são projetados para aplicações exigentes em estradas. O novo portfólio e-Axle reforça a estratégia da Dana para atender o diversificado cenário de arquitetura elétrica dos veículos pesados (Classes 7 e 8), com soluções de trem de força diversificadas, incluindo sistemas para transmissão direta e agora sistemas e-Axle 4×2, 6×2 e 6×4 multivelocidade. “Essas novas plataformas de produtos utilizam motores e inversores integrados verticalmente e fornecem aos clientes soluções completas e aprimoradas para suas necessidades de veículos elétricos. Estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções de emissão zero, especificamente construídas para esse fim”, explicou Ryan Laskey, vice-presidente sênior do grupo Commercial Vehicle Drive and Motion Systems (sistemas de direção e movimento para veículos comerciais) da Dana.

Os novos e-Axles são projetados para se integrarem à maioria dos chassis existentes. A plataforma utiliza tecnologias verticalmente integradas da Dana, incluindo motores e inversores Dana TM4 ™, engrenagens de eixo de alta eficiência Spicer®, sincronizadores Graziano®, controladores de transmissão, software, sistemas e controles. As configurações 4×2, 6×2 e 6×4 são compatíveis com freios a tambor ou disco e estão disponíveis como conjuntos totalmente integrados. Os eixos eletrificados variam de 52.000Nm a 69.000Nm de torque de saída nominal e suportam classificações de capacidade máxima de tração por eixo de 9.500 a 13.600 quilos para configurações de eixo eletrônico único e de 18.000 a 23.500 quilos para propulsão de eixo tandem eletrificado.

As características distintas adicionais do sistema são o projeto de motor modular, que fornece fácil acesso para serviços e manutenção, e a capacidade de troca de motor para ampliar a faixa de aplicação das Classes 7 e 8, para melhor integração às plataformas eletrificadas dos clientes. “Os novos e-Axles são baseados em tecnologias comprovadas em campo. Atualmente, estão sendo testados em todo o mundo em aplicações com bateria elétrica e célula de combustível e prontos para adoção em escala total na medida em que o segmento de veículos comerciais continua a progredir para plataformas totalmente eletrificadas”, acrescentou Laskey. Com estratégias de produção globais em andamento, a Dana tem compromissos com clientes OEM para entregas a partir do final de 2023.

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