Daimler Truck avança na descarbonização

Montadora faz testes da frota Mercedes-Benz GenH2 movida a hidrogênio

Redação TranspoData

Daimler Truck, Divulgação

A Daimler Truck avança na descarbonização descarbonização do transporte rodoviário com o lançamento da frota Mercedes-Benz GenH2. Após rigorosos testes, os caminhões que funcionam com células de combustível estão prontos para integrar as frotas de clientes. Grandes empresas como Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz participarão dos primeiros testes, contribuindo para a expansão do transporte livre de emissões de CO2.

Caminhões GenH2: Uma revolução no transporte

A frota GenH2 é composta por cinco caminhões que puxam semirreboques e será usada em diversas aplicações, como transporte de materiais de construção, contêineres marítimos e botijões de gás. Os testes ocorrerão em rotas específicas na Alemanha e serão supervisionados pela Mercedes-Benz Trucks. Os caminhões serão abastecidos em postos de hidrogênio líquido em Wörth am Rhein e Duisburg.

Parcerias estratégicas para a descarbonização

Grandes empresas como Wiedmann & Winz, DP World, Gerdes + Landwehr (Holcim), Air Products, INEOS e VERVAEKE participam ativamente dos testes. A tecnologia de hidrogênio líquido (sLH2) da Daimler Truck, desenvolvida em colaboração com a Linde, oferece densidade energética elevada, reduzindo custos e permitindo maior autonomia. A iniciativa visa não apenas aprimorar a tecnologia de células de combustível, mas também impulsionar a criação de uma infraestrutura global para o fornecimento de hidrogênio líquido ecologicamente correto.

O futuro descarbonizado está à vista

Com o GenH2, a Daimler Truck avança na descarbonização e reafirma seu compromisso com a inovação sustentável no transporte rodoviário. O desempenho comparável aos caminhões convencionais movidos a diesel, aliado à carga útil aprimorada e à autonomia estendida, destaca a viabilidade da tecnologia de hidrogênio para a próxima geração de caminhões.

Andreas Gorbach, membro do conselho de administração da Daimler Truck AG, comenta:

“É uma situação com ganhos para todas as partes, uma vez que nossos clientes conhecem a tecnologia de célula de combustível em suas operações diárias, enquanto nossa equipe de engenheiros compreende melhor as necessidades desses clientes para o desenvolvimento do produto”.

O transporte rodoviário de longa distância livre de emissões está se tornando uma realidade palpável e a Daimler Truck está na vanguarda dessa transformação. As empresas parceiras não apenas buscam adquirir experiência prática, mas também contribuem para moldar o futuro sustentável do transporte global.

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