A Daimler Buses entregou no início de 2020, 16 ônibus elétricos eCitaro da Mercedes-Benz para a VHH (Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH), em Hamburgo na Alemanha. A empresa é a segunda maior no transporte público do Norte do país, atendendo mais de 106 milhões de passageiros por ano.
Os veículos são movidos por um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kwh, que garantem a autonomia necessária para rodar na cidade. Além disso, são equipados com itens avançados de segurança, como Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist). Outros diferenciais são as três portas largas, a parede lateral envidraçada, entradas USB para carregamento de smartphones e pisos de revestimento com aparência de madeira.
Os ônibus chegam à cidade alemã para reforçar o conceito “elexity (cidade elétrica) – Hamburgo dirige eletricamente”. Sob esse lema, a partir deste ano, a VHH irá adquirir somente ônibus livres de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.
“Em breve, esses 16 ônibus não serão os únicos a operar na cidade elétrica “elexity”. A VHH já encomendou mais quatro ônibus eCitaro, bem como 17 ônibus articulados eCitaro G”, ressaltou a Daimler, em nota.
Fato curioso: nomes dos ônibus elétricos
Todos os 16 novos ônibus elétricos da frota da VHH receberam nomes com a inicial ‘E’, que foram escolhidos pelos colaboradores da própria empresa, entre os mais de 2.100 funcionários. Entre eles estão Emil, Edith e Elton. Durante a entrega dos veículos, a VHH convidou os passageiros a participar de uma competição de nomes para decidir como os outros integrantes da frota elétrica vão se chamar.
Todos os novos veículos têm previsão de entrega até o final do ano.