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Fotos DAF Caminhões, Divulgação

Lance Walters, presidente da DAF no Brasil, projeta aumento de participação da marca no mercado nacional com as novas versões, que chegam no segundo semestre

A DAF deu início à produção da nova linha CF em sua planta de Ponta Grossa (PR), renovada e com a opção de um rígido 8×2, novo segmento para a marca no país. O modelo vem com design mais arrojado e moderno, novas tecnologias de segurança, dirigibilidade e conforto, além de novo motor PACCAR MX11. A linha fora de estrada, destinada ao agronegócio, é equipada com o motor PACCAR MX13, o mesmo que integra a recém-lançada linha XF.

O projeto foi desenvolvido em uma parceria da equipe de engenharia da DAF, na Holanda, com o time de desenvolvimento de produto no Brasil. “A chegada do novo CF renova totalmente o line up da DAF no país. Também estamos ingressando em um novo segmento, de caminhões rígidos, voltados a operações rodoviárias e distribuição, permitindo a expansão da participação da marca no mercado nacional”, afirma Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil.

A marca tem frota circulante de mais de 12 mil caminhões no país, volume que deve aumentar em 2021, já que a perspectiva de crescimento do mercado de caminhões é 25%. Com o novo CF 8×2, a marca espera também aumentar sua base de clientes em 30% em comparação com o ano passado. “Em 2020, registramos meses com recordes de vendas, ampliamos a rede, lançamos o novo XF e evoluímos 38% no segmento acima de 40 toneladas, em comparação a 2019, sendo a única montadora de pesados a crescer. O market share da marca nesse segmento passou de 6,2% em 2019 para 8,6% no ano passado. Ainda há muito espaço para aumentarmos os volumes de vendas e participação de mercado”, assinala Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil. O objetivo é fechar o ano com mais de 18 mil caminhões da marca rodando pelo país.

CF rígido 8×2 com motor mais potente da categoria
Cabine Space do CF 8×2 é a maior da categoria

A nova versão rígida, em configuração 8×2, chega com design renovado, assim como o conjunto mecânico, com o motor PACCAR MX11 e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 velocidades. A transmissão XF TraXon foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas.

O modelo rígido conta ainda com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400 mm. Sua capacidade técnica é de 45 toneladas, sendo ideal para operações de baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos. O modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

O Novo CF terá duas opções de cabine, Sleeper e Space, ambas com cama. A Space é a maior da categoria, com 2,23 metros de altura interna. O interior da cabine possui opções diferentes de revestimento de paredes, colchão e cortina, novos detalhes cromados no volante e revestimento renovado dos bancos. A cabine tem ainda um sistema de ar-condicionado inteligente, que prioriza a economia de combustível, já que aciona menos o compressor, sem comprometer o conforto térmico.

O sistema de iluminação dimerizável traz também diversas possibilidades de luz interna na cabine. O painel de instrumentos foi redesenhado para o acesso rápido às informações, priorizando a ergonomia. Uma tela no centro do cluster, em conjunto com os mostradores digitais e em ponteiro, traduz todas as informações necessárias para o condutor, sem tirar a sua atenção.

Na parte externa, o CF conta com para-sol renovado, priorizando a aerodinâmica, e novos faróis com lentes Lexan® de alta resistência a impactos. A suspensão da cabine foi desenvolvida para melhor absorção de energia, e sua estrutura reforçada possui zonas de deformação dianteira e traseira pré-programadas.

O assistente de performance do condutor mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. O controle de cruzeiro adaptativo controla automaticamente a velocidade do caminhão para que sempre seja mantida uma distância segura do veículo que está à frente. O modelo ainda possui aviso de colisão frontal, sistema de frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e controle de estabilidade.

Rodoviário e Off Road com novas tecnologias e mais segurança
Modelo rodoviário chega nas versões 4×2 e 6×2, com o novo motor PACCAR MX11Versão Off Road traz motor PACCAR MX13, com potência de 480 cv

A linha CF também ganhou modelos rodoviário e off road, com novo chassi, conjunto mecânico, design e tecnologias de segurança e conforto para o motorista. O modelo rodoviário, 4×2 ou 6×2, vem equipado com o motor PACCAR MX11 acoplado à transmissão ZF TraXon, de 12 velocidades.

O eixo traseiro traz relações mais rápidas de 2,47 e 2,64, permitindo rotações mais baixas do motor, conferindo mais economia de combustível. O CF rodoviário tem PBTC técnico liberado para até 60 toneladas e tem novos entre eixos, permitindo diversas aplicações. Os módulos do chassi possuem conectores vedados e o sistema eletrônico SAC proporciona uma gestão pneumática mais eficiente.

A versão fora de estrada, oferecida na versão 6×4 com redução nos cubos (5,41:1 ou 4,55:1), foi concebida para proporcionar mais robustez e resistência do que a rodoviária. O modelo é equipado com o motor PACCAR MX13, o mesmo do XF, com potência de 480 cv, com torque de 2,350 Nm, e 2.500 Nm no multitorque, sempre a partir de 900 rpm. A transmissão também é a XF TraXon de 12 velocidades automatizada.

O motorista conta também com sistema dual drive de direção, permitindo melhor troca de marchas em terrenos de baixa aderência. O assistente de partida em rampa é outro diferencial que confere segurança em saídas com o caminhão em aclives, mesmo carregado.

O chassi foi reforçado para atender a operações severas de cana e madeira, com PBT de 125 toneladas. Os módulos e conectores selados evitam contaminação por pó ou sujeira na operação.

A suspensão traseira, herdada da versão anterior, tem capacidade para 26 toneladas. A quinta roda também ganhou reforço, projetada para pino rei de 3,5 polegadas. O escapamento da versão fora de estrada pode ser adquirido na opção vertical.

O Novo CF Off Road conta com para-choque tripartido e em aço galvanizado, facilitando a eventual manutenção. O modelo ganhou reforço na proteção do cárter, que se estende desde a frente até o final do equipamento. O ângulo de ataque está maior, 23 graus, garantindo ainda mais proteção na condução do caminhão.

A versão fora de estrada é oferecida com três opções de cabine: Day, sem cama e teto baixo; Sleeper, com cama; e Space – esta opção mais espaçosa possui ainda os faróis Skylight para melhor visibilidade em operações noturnas. O interior da cabine acompanha as tecnologias das versões rodoviária e rígida, mas com acabamento e proteções antisujeira, como a capa vinílica nos bancos. Com relação às características de segurança, também compartilha das tecnologias da versão rodoviária, como controle de estabilidade e assistente de performance do condutor.

Motor 15% mais econômico

PACCARD MX11 também é destacado pelo seu peso reduzido em 180 quilos

O novo motor PACCAR MX11 é fabricado em Ponta Grossa (PR). Com 10,8 litros e seis cilindros, entrega potência de 410 cv e torque de 2.100 Nm em 900 rpm, se tornando o mais potente do segmento. Construído com ferro fundido vermicular, o propulsor tem peso reduzido em 180 quilos se comparado ao PACCAR MX13, maior durabilidade e menor atrito, permitindo baixo ruído e maior economia de diesel.

A eficiência também se dá por ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável. O sistema traz a tecnologia multitorque, o que possibilita o caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na eficiência.

O novo motor, em testes realizados pela companhia, apresentou consumo até 15% menor do que a versão anterior, que equipava outros modelos da linha CF. “O motor PACCAR MX11 é uma novidade no mercado nacional, mas um projeto consagrado na Europa, que acumula mais de 200 milhões de quilômetros rodados”, afirma Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

Rede ganha novos pontos

Acompanhando o crescimento da sua frota em circulação no país, a rede de concessionárias da marca segue em expansão. A rede passará a 54 pontos de atendimento, sendo 44 concessionárias completas e 10 lojas TRP, voltadas à comercialização de peças de reposição multimarcas e serviço. Os clientes contarão também com novas opções de contratos de manutenção e app exclusivo, para atendimento 24 horas, sete dias por semana, nas estradas.

As mais recentes concessionárias completas foram abertas em Passo Fundo e Caxias do Sul (RS). Até o final do mês, será entregue a operação em Vilhena (RO). As próximas concessionárias completas serão inauguradas em Maceió (AL); Natal (RN); e Brasília (DF), além de uma loja TRP, em São Luiz (MA). Por expansão, passarão as unidades da Fornecedora Fortaleza (CE) e Caiobá Dourados (MS). Também estão programadas novidades nas lojas TRP.

O programa de contratos de manutenção Multisuporte foi renovado para atender às necessidades dos transportadores e dos novos modelos. São quatro novos tipos de contratos para melhorar a gestão da frota dos clientes: Óleos e Filtros, Óleos e Filtros Plus, Preventivo e Pleno. As propostas são personalizadas para a necessidade de cada cliente.

O sistema de atendimento emergencial 24 horas, DAF Assistance, também foi renovado. A montadora criou um centro de operação técnica exclusivo para o serviço, assim como um app para o cliente solicitar e monitorar em tempo real o andamento do atendimento.

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