Montadora anunciou investimento para ampliação da planta sediada no Paraná

Roberto Hunoff

Foto DAF

Em sua primeira Fenatran e há pouco mais de seis meses na presidência da DAF Caminhões, Larissa Gambell anunciou investimento para a ampliação da capacidade de produção e desenvolvimento de novos veículos na planta localizada em Ponta Grossa (PR). Em uma década de presença no Brasil, a montadora superou a marca de 40 mil emplacamentos. “O objetivo é preparar a operação para atender a demanda crescente do mercado. Vamos implementar novas ferramentas no processo fabril e fortalecer o desenvolvimento dos funcionários em todas as áreas”, frisou. Neste ano, a marca consolida em torno de 10% de participação no mercado em que atua.

Outra meta da empresa é a expansão da rede de concessionárias, atualmente formada por 67 pontos. Até o fim do ano a expectativa é totalizar 75 unidades. “À medida que a frota de caminhões da fabricante cresce, a rede DAF expande a capacidade de operação para oferecer atendimento especializado aos consumidores em todo o Brasil. A expectativa da companhia é ter 1 mil boxes de atendimento até o fim deste ano. Vamos ampliar o suporte de treinamento com mais uma unidade da DAF Academy, em parceria com o Senai de Jacareí, e capacitar cada vez mais técnicos para a rede de concessionárias e serviços”, informou o diretor comercial Luis Gambim.

A montadora lançou três novos modelos da linha CF para operações vocacionais. O CF Mineração, também indicado para a construção pesada, é preparado para receber carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto. Sua configuração única de cabine (modelo Day) tem motor PACCAR MX-13 de 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv, ideal para as condições mais severas em operações de mineração. A transmissão é a TraXon 12-TX2621 TD automatizada de 12 velocidades, com intarder de frenagem combinada de até 1.170cv para maior controle e segurança. O modelo terá duas versões: 6×4 com peso bruto total (PBT) de 48 toneladas e 8×4 com PBT de 58 toneladas, ambas com capacidade máxima de tração (CMT) de 150 toneladas.

O CF Florestal se destina ao segmento madeireiro, mas também tem aplicação nas culturas canavieiras, com oportunidades para reboque e guindaste. A configuração rígida para Romeu e Julieta estará disponível para transporte de carga, atendendo às necessidades específicas de quem precisa maximizar a eficiência no transporte de grandes volumes. O modelo tem tração 6×4 e é equipado com o motor PACCAR MX-13 com 480cv de potência e freio motor PACCAR MX Engine Brake com 490cv, que trabalham em conjunto com a transmissão automatizada TraXon 12-TX2840 TO de 12 velocidades. Serão três modelos de cabine: Day, Sleeper e Space Cab, oferecendo praticidade para viagens curtas ou longas. O caminhão tem PBT de 41 toneladas e CMT de 150 toneladas.

O novo CF Construção é direcionado ao setor, mas também terá vocação para atender o segmento agro. O motor é um PACCAR PX-7 com 310cv de potência e freio motor com 245cv, aliado à transmissão EcoMid 9S1510 TO manual de nove velocidades, ideal para suportar operações exigentes, além de transmissão automatizada de 10 velocidades, como opcional. O modelo chega em configuração única de cabine, a Day Cab. Com tração 6×4, o PBT do novo CF é de 28,1 toneladas e a CMT, de 42 toneladas. Entre os tipos de aplicações destacam-se basculante, plataforma e bomba de concreto para construção; no agronegócio, silo/ração, carga-viva, pipa e apoio. Há também oportunidades para aplicar o modelo nas atividades rollon e munck.

A nova linha CF Trator Rodoviário chega ao mercado no próximo ano em três versões de potência, 340cv, 360cv e 380cv, e disponível nas configurações 4×2 e 6×2. O principal diferencial é o novo motor PACCAR PX-9, Euro 6 de 8.9 litros, acoplado à transmissão automatizada TraXon. Outro atrativo foi o DAF XF Special Edition Fenatran 2024. É uma versão exclusiva e personalizada do modelo XF 530 6×2, com suspensão pneumática, limitada para a Fenatran.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here