Montadora apresentou novo caminhão XF, que chega com a promessa de 14% de economia no consumo de combustível
A rede de concessionárias DAF deu início ainda em agosto às vendas do novo XF, que foi completamente remodelado para atender ao mercado nacional. O caminhão, fabricado em Ponta Grossa (PR), é destacado pela montadora, dentre outros atributos, por registrar consumo de combustível até 14% menor que a versão anterior, resultado de um trabalho de engenharia liderado pelo Brasil e com o suporte do Centro Tecnológico da companhia na Holanda.
A empresa informa que foram quatro anos de desenvolvimento e testes. “Com este produto, o próximo desafio é alcançar a liderança do novo XF, em seu segmento de atuação, expandir a participação no mercado nacional e nos aproximarmos ainda mais dos clientes”, enfatizou Lance Walters, presidente da DAF Caminhões Brasil desde o início do ano.
O XF vem equipado com o novo motor PACCAR MX13, de 12,9 litros, redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito. Os clientes da marca terão opção de dois tipos de motorização, de 480cv (até 2.500Nm a partir de 900rpm) e 530cv (até 2.600Nm a partir de 1.000rpm). O propulsor conta ainda com turbocompressor VGT, menor velocidade do compressor de ar-condicionad e bombas de direção e de óleo variáveis. O novo PACCAR MX 13 permite combinação de força, utilizando relações de eixo traseiro mais longas.
O modelo é oferecido nas configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. “O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Ainda que inspirado na versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do país, mantendo atributos de conforto e dirigibilidade. Somamos mais de 20 mil horas de engenharia e centenas de testes de bancada, pistas de diferentes relevos e em operações reais”, afirma Jarno Broeze, que novo diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.
A transmissão que equipa o novo XF é a ZF TraXon, automatizada, com 12 velocidades e relações mais longas. A montadora indica que seu projeto, mais robusto e leve, tem papel importante na economia de combustível. Também informa que o sistema Eco-mode, combinado ao controle preditivo de cruzeiro, faz a troca precisa de marcha, ajustando a velocidade ao tipo de relevo. “Somos parceiros de desenvolvimento da ZF na Europa, o que significa que as suas transmissões se ajustam perfeitamente ao nosso motor, trazendo ainda mais benefícios ao conjunto mecânico do novo XF”, acrescenta Broeze.
TECNOLOGIAS AVANÇADAS
A montadora destaca que novo XF é dotado de conjunto tecnológico concebido para melhorar a dirigibilidade, segurança e o consumo de combustível. O freio motor PACCAR MX ficou mais potente, com 490cv, trabalhando altas potências em baixa rotação.
O assistente de performance do condutor, um computador de bordo que interage com o motorista, fornece dicas e dá notas para a condução. O controle de cruzeiro preditivo é um piloto automático, que com a ajuda do GPS e de uma leitura do relevo, consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal. O resultado, de acordo com a montadora, é um consumo inteligente de combustível.
O modelo também é equipado com sensores de pressão dos pneus, que informa se houver calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. O motorista ainda conta com um monitor de nível de energia da bateria, sinalizando quando a carga estiver abaixo do adequado. O caminhão ainda pode ser equipado com sistema de frenagem de emergência, controles de estabilidade e de cruzeiro adaptativo, além de aviso de saída da faixa.
O novo caminhão tem duas opções de cabine, a Space e a Super Space, sendo a última apresentada como a mais espaçosa do mercado, com 2,10m de altura interna. No exterior, o XF conta com design renovado, com direcionamento aerodinâmico para menor atrito do ar, auxiliando no consumo e na diminuição de ruído. Ainda traz novidades no parasol, faróis com lentes Lexan®, as mesmas utilizadas em janelas de aviões, e projeto que assegura iluminação sólida, com opcional de lâmpadas em LED.
O novo painel de instrumentos é intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante. O ar-condicionado e a iluminação em três níveis têm controle digital. O novo XF é dotado de colchão com 81 cm x 220 cm, em espuma de alta densidade, com opção de molas ensacadas, possibilidades de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e travas antiarrombamento Night Lock. O cliente pode optar por quatro pacotes. Confort traz geladeira e climatizador; Safety se destaca pela segurança avançada; Extra por diferenciais estéticos e de conforto; e Exclusive é o top de linha.
Meta é ter 10% de mercado na categoria
Gambim garante que DAF não fará promoção para vender estoque da antiga versão
Com fábrica no Brasil desde 2013, a DAF alcançou em julho deste ano a marca de 10 mil caminhões produzidos. No acumulado de janeiro a agosto de 2020, apurou alta de 28% nos emplacamentos, com 2.575 unidades, enquanto o mercado de pesados caiu 16%. Com isso, assumiu a terceira posição na sua categoria. “Com o novo XF, o primeiro passo é buscar 10% deste mercado”, assinalou Luis Gambim, diretor comercial da DAF, que também manifestou estar confiante com o resultado projetado para o restante do ano. “Neste momento de dificuldades, estamos criando formas de aproveitar as oportunidades que o mercado oferece”, assinalou.
Para tanto, a marca também investe na expansão da rede de atendimento, atualmente com 32 concessionárias, uma loja TRP
e seis postos de assistência técnica. Até o final do ano, serão 44 pontos, com ampliação, principalmente, no Nordeste. Atualmente, são 16 grupos investidores e cobertura que ultrapassa 98,5% do território nacional. Também haverá incremento da rede TRP, lojas de peças multimarcas da PACCAR Parts, operadas pelos grupos investidores da rede de concessionários. Também informou que a montadora prepara para 2021 o lançamento
de nova versão do CF.
Lance Walters definiu o mercado brasileiro como estratégico para a companhia por também facilitar o acesso a outros países consumidores da América
Latina. “Em termos de representatividade, representa algo como 1/6 dos Estados
Unidos e Europa, mas vem em uma evolução crescente”, informou. Também garantiu que a empresa está preparada para, se necessário, até dobrar a atual produção caso haja demanda do mercado.
Walters indica testes para investimentos no modelo LF
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