Veículos modelo B320R circularão em todas as regiões da capital paranaense

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

Reconhecida por abrigar um dos melhores sistemas organizados de transporte urbano de passageiros do Brasil, Curitiba (PR) começa a receber as primeiras unidades de um lote de 95 novos ônibus Volvo B320R. Produzidos no complexo industrial da marca na capital paranaense, os chassis rodarão no sistema Ligeirinho, como são conhecidos os veículos nas cores prata ou cinza que trafegam em roteiros complementares das linhas expressas e interbairros, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo. Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Expresso Azul, Autoviação Redentor, Viação Cidade Sorriso, Transporte Coletivo Glória, Autoviação São José dos Pinhais e SPE Via Mobilidade.

O B320R é o chassi Padron, com capacidade para até 80 pessoas, com 13,20 metros de comprimento. Encarroçados pela Caio e Marcopolo, os chassis deverão ser entregues em sua totalidade até o final do ano. As aquisições dão sequência à renovação da frota de Curitiba, que soma cerca de 1.100 veículos.

A capital do Paraná é considerada a origem do BRT, sistema que utiliza ônibus em corredores exclusivos, com embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais agilidade ao transporte coletivo de passageiros. “Acompanhamos de perto as necessidades da Prefeitura, do órgão gestor do sistema e dos operadores. Estamos contentes pela cidade mais uma vez investir em ônibus novos e seguros”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil.

Silencioso e econômico

O B320R tem motor traseiro e é um chassi de grande conforto e baixo nível de ruído. A versão urbana possui caixa de câmbio automática. Os novos ônibus de Curitiba são o mais recente lançamento da marca e estão chamando a atenção de transportadores de outras cidades como Ribeirão Preto, Brasília e Rio de Janeiro.

O B320R tem motor D8K Euro 6, de 320cv de potência e 1.200Nm de torque. O propulsor é bastante similar ao dos caminhões VM, o que confere ao ônibus uma posição ainda melhor no mercado por causa da grande disponibilidade de peças nas concessionárias. A venda dos chassis foi feita pela Nórdica, concessionária Volvo que atende a capital e parte do interior do Paraná. Parte dos veículos teve financiamento viabilizado pelo Banco Volvo.

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