Curitiba inicia demonstração com ônibus Scania movido a GNV

Desde a segunda-feira (17/4), o veículo 100% movido a gás natural veicular rodará para testes por 30 dias

Roberto Hunoff

Fotos Ricardo Marajó, Prefeitura de Curitiba, Divulgação

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas), em conjunto com a Urbanização Curitiba (URBS) e a Prefeitura de Curitiba (PR) e em parceria com a Scania, começou na segunda-feira (17/4) uma demonstração com o ônibus 100% movido a gás natural no transporte coletivo da capital. A ação faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana sustentável e tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo durante o período de 30 dias.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destaca ser mais um passo que a cidade avança na busca por uma mobilidade mais inteligente e menos poluidora. “Estamos procurando soluções para tornar o transporte público cada vez melhor e menos poluente. Esse ônibus será operado com o mesmo gás que nos fornece a Compagas”, disse.

O veículo fará a linha Cabral/Portão, onde são transportadas mais de 10 mil pessoas por dia útil, em uma frota de 12 veículos que percorrem 26 quilômetros de itinerário. O ônibus a gás se somará a essa frota e funcionará entre os horários dos ônibus convencionais da linha. O veículo movido 100% a gás, da fabricante Scania, já vinha sendo testado na Região Metropolitana de Curitiba. “Escolhemos uma linha com grande movimento para esse teste, o que permitirá à URBS verificar indicadores de eficiência do modelo movido a gás natural e também a redução de poluentes”, explica Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da URBS.

Menos poluente

Prefeito Rafael Greca, apresenta ônibus movido a gás natural. Curitiba, 13/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Segundo a Compagas, o gás natural, mesmo sendo de origem fóssil, é menos poluente que os combustíveis líquidos em razão de sua queima mais limpa, com menos fuligem e menor geração de dióxido de carbono (CO²), um dos principais gases de efeito estufa. Em comparação com o diesel, o veículo movido a gás natural pode emitir até 20% menos CO²; já a redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e a de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes) chega a 85%.

De acordo com o presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr, o uso do GNV em veículos do transporte coletivo e de cargas é uma realidade em diversas cidades do mundo, como Madri (Espanha), Los Angeles (Estados Unidos) e Bogotá (Colômbia). “A substituição de veículos movidos a diesel por gás natural contribui não apenas com o meio ambiente e com a saúde da população, mas também com a economia, visto a menor dependência do diesel importado, proporcionando um melhor custo operacional para frotas e empresas”, explicou.

Os operadores urbanos do Paraná são de grande interesse para a Scania e esta nova demonstração do veículo em Curitiba servirá para comprovar as vantagens da solução a gás. “Temos certeza que estes resultados serão de interesse comum a todas as empresas que atuam no transporte de passageiros da cidade”, afirma Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções de mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. O ônibus é equipado com elevador para acessibilidade e espaço interno para cadeirantes. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás e tem garantia de fábrica. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

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