Desenvolvimento foi conduzido pelas engenharias do México, dos Estados Unidos e da China
Redação Transpodata
Crédito: Cummins, Divulgação
Após estudo completo das aplicações, com a vantagem do desenvolvimento integrado de motores, a Cummins Brasil anuncia novos sistemas de filtração Fleetguard Euro VI para as plataformas diesel e gás. O filtro lubrificante LF14009 para aplicações diesel estreia no Brasil combinando as tecnologias patenteadas da marca Nanonet e Stratapore. Outro lançamento para esta linha é o módulo separador de água com cartucho ecológico. Já o filtro blindado Fleetguard NG atende às aplicações a gás.
De acordo com Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins, os projetos foram desenvolvidos em sinergia global, com as engenharias do México, dos Estados Unidos e da China para trazer o melhor conceito de desempenho aos novos produtos. Citou que a empresa também realizou adaptações na linha de produção para o fornecimento de conteúdo local.
Segundo a companhia, os novos sistemas de filtração Fleetguard oferecem melhoria de eficiência com alta performance de vazão, maior durabilidade e aumento do intervalo de troca, contribuindo com redução do custo total de operação. A adoção de materiais sintéticos e de soluções de descarte mais ecológicos traz maior apelo ambiental e está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da Cummins, Destino ao Zero, para a adoção de tecnologias mais limpas em seus produtos e que serão de grande importância para o processo de descarbonização de veículos comerciais no Brasil e em todos os países onde a empresa está presente.
Para a plataforma diesel de motores Euro VI, a Cummins integrou duas tecnologias avançadas e patenteadas no filtro lubrificante LF14009: Nanonet e Stratapore. Com isso, ampliou o intervalo de troca de óleo e trouxe mais eficiência no processo de filtração. O novo LF14009 atende aos requisitos para aplicações severas, levando em consideração as condições de operações regionais, incluindo combustíveis de baixa qualidade.
Também para aplicações diesel, o módulo separador de água Fleetguard conta com cartucho ecológico de material sintético de última geração, tecnologia que integra a estratégia da Cummins em oferecer máxima performance. A solução se destaca pela facilidade na manutenção, agilidade do processo de substituição, menor peso e substituição somente do elemento filtrante. Com alta capacidade de retenção de partículas e separação de água tanto livre quanto emulsificada, o módulo separador de água Fleetguard Euro VI proporciona uma extensão no intervalo de troca de até 50%.
O filtro blindado Fleetguard NG, projetado para as aplicações a gás, é apresentado pela fabricante como produto de alto desempenho na retenção dos contaminantes sólidos e no processo de filtração deste combustível. Sua função é impedir a entrada de resíduos não desejados, evitando riscos e danos ao sistema de injeção do veículo.