Empresas EPR e Perfin Voyager Fundo de Investimento garantem pedágio com tarifa média 40% inferior à praticada anteriormente

Redação TranspoData

Foto Marcio Ferreira, Ministério dos Transportes, Divulgação

A infraestrutura rodoviária do Paraná, especialmente o acesso ao litoral e à região do porto de Paranaguá, ganhará impulso nos próximos anos com a concessão ao consórcio Infraestrutura EPR do lote 2 de rodovias do estado. A empresa venceu o leilão promovido na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, pela União, por meio do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Com o resultado, os motoristas que passarem pelas três rodovias federais e quatro estaduais pagarão um pedágio em média 40% menor aos valores praticados anteriormente no Paraná.

Com a concessão ao consórcio formado pelas empresas Grupo EPR e Perfin Voyager Fundo de Investimento, a estimativa de investimentos é de R$ 17,3 bilhões para os próximos 30 anos. Deste total, R$ 10,8 bilhões serão destinados a novas obras e R$ 6,5 bilhões para serviços operacionais.

O contrato de concessão prevê uma série de medidas para melhorar as condições de tráfego. Dentre elas, a adoção de valores diferentes para pista simples e dupla, inovações estruturais e tecnológicas que incluem áreas de escape e iluminação inteligente (LED) em pontos críticos, e investimentos em paradas de descanso para caminhoneiros, pontos de ônibus e passarelas para pedestres. A área de influência direta do lote licitado abrange 27 municípios agrupados em dois blocos de rodovias.

Melhorias definidas

– No primeiro ano, ações emergenciais e de recomposição da sinalização
– Do segundo ao quinto anos, a concessionária fará a recuperação estrutural das rodovias
– Ampliação de capacidade, melhorias e manutenção nos 604,66 quilômetros de pista
– Duplicação de 350,2 quilômetros de pistas
– Implantação de 138,7 quilômetros de faixas adicionais
– Construção de 72,3 quilômetros de ciclovias
– Criação de 74 quilômetros de novas vias marginais
– Instalação de 112 obras de arte especiais, como viadutos, passagens e retornos.

Novidades da concessão
– Desconto para usuário frequente
– Desconto básico de 5% na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio
– Reclassificação tarifária: preços diferentes para pistas simples e dupla
– Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão
ׇ- Mecanismo de mitigação de risco de demanda
– Ponto de parada e descanso para caminhoneiros
– Implantação de área de escape
– Segurança viária com aplicação da metodologia iRap de avaliação da qualidade de rodovias.

Praças de pedágio
– São José dos Pinhais (BR-277)- Carambeí (PR-151)
– Jaguariaíva (PR-151)
– Sengés (PR-151)- Quatiguá (PR-092)
– Jacarezinho (BR-153 e BR-369)

 

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