Com a mensagem “Paz no trânsito começa por você”, atividades visam reforçar segurança viária nas rodovias

Redação TranspoData

Foto CCR, Divulgação

As empresas associadas à Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) promovem mais de 600 ações em todo o país para reforçar as mensagens do Maio Amarelo que, neste ano, tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. A campanha objetiva estimular a sociedade a pensar e refletir sobre a necessidade e a importância da gentileza no trânsito, incentivando uma mudança de atitude e comportamento dos condutores e demais usuários das vias.

O movimento é iniciativa do Observatório Nacional de Segurança Viária e recebe o apoio de diversas entidades e empresas em todo o país. A mobilização de pedestres, motoristas, ciclistas, caminhoneiros e motociclistas compõe a agenda das concessionárias, com centenas de atividades durante todo o mês de maio. As empresas também realizam campanhas nas redes sociais, sites e rádios.

Diversas iniciativas têm como foco a saúde do caminhoneiro, como é o caso do Saúde nos Eixos e o Caminhos para Saúde, ações das concessionárias SPMar e CCR, respectivamente, que disponibilizam profissionais para conversar com os motoristas e fazer check-up do veículo. Já a blitz Acorda Motorista convida os profissionais a fazer uma pausa em segurança para tomar um café, aferir a pressão e praticar exercícios laborais.

As concessionárias Arteris e CCR fazem uso de óculos simuladores de sonolência e embriaguez para conscientizar sobre a dificuldade de dirigir sob efeito de álcool e sono. Ação interativa promovida pela Entrevias no Trevo de Ribeirão Preto tem roleta com perguntas sobre trânsito e áudios de relatos de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito para sensibilizar os motoristas.

Terceira maior causa de mortes no trânsito, o uso do celular ao volante é um dos focos das campanhas para motoristas, em especial de automóveis. A concessionária ViaBahia, por exemplo, instalou um carro acidentado no perímetro nas praças de pedágio para que os motoristas vejam de perto os riscos do uso do celular ao dirigir. A Rota das Bandeiras também realiza ativação no aeroporto de Viracopos, em Campinas, em que colaboradores da concessionária abordam os transeuntes e orientam sobre os perigos de usar o celular ao volante.

Mais de 100 ações empreendidas pelas concessionárias buscam conscientizar os pedestres, público mais vulnerável do trânsito, segundo o CTB. Os motociclistas e ciclistas também são alvo de blitz educativas, como a da concessionária Rota das Bandeiras, que busca conscientizar sobre o risco da ingestão de bebidas alcoólicas e entorpecentes antes de dirigir. A Entrevias distribui refletivos e antena corta-pipa para instalação nas motos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here