Valor ficou próximo dos R$ 550 milhões e projeção para este exercício é crescer 16%
Redação TranspoData
Foto Cargolift, Divulgação
A Cargolift apurou crescimento de 37% no ano passado, totalizando receita bruta de R$ 544 milhões. O resultado supera em 11% a projeção de evolução média estabelecida no início do ano passado. Para 2025, a expectativa é crescer mais 16%.
Para Markenson Marques, fundador e CEO, o resultado é reflexo direto da política da qualidade da Cargolift que visa superar as expectativas dos clientes e parceiros, investindo em inovações tecnológicas. “Desde 2018, investimos em tecnologia com foco na inteligência artificial. Somente na Control Tower aportamos R$ 22 milhões nos últimos cinco. Isso tem gerado maior produtividade operacional, menores custos e redução das emissões dentro do Eco Cargolift, nosso programa de sustentabilidade”, explica.
Fundada em 1994, a empresa consolidou-se como um dos maiores operadores logísticos do país, dispondo atualmente de 13 filiais espalhadas por sete estados, em uma operação que conta com pontos de armazenagem e frota própria superior a 600 veículos. Nesta trajetória a solidez financeira tem sido uma constante para a empresa.
De um faturamento de R$ 346 milhões em 2022, a Cargolift saltou para R$ 403 milhões no ano seguinte e alcançou R$ 544 milhões em 2024. Para janeiro deste ano, a empresa tinha como meta atingir receita operacional líquida de R$ 30,8 milhões, valor superado em 33%, registrando R$ 40,9 milhões. “Este é o maior valor de receita já alcançado no mês de janeiro na história da companhia, resultado advindo do crescimento orgânico, novos contratos prospectados e crescimento nas operações de e-commerce”, detalha o CEO.
Dentre as principais iniciativas que contribuíram para o desempenho ao longo do último ano está o investimento em tecnologia, materializado, principalmente, em uma plataforma colaborativa de logística. Em parceria com a Matrixcargo, a empresa utiliza inteligência artificial para otimizar e digitalizar processos logísticos, visando reduzir custos ocultos, como paradas improdutivas e subutilização de frota, e impactos ambientais das operações. Também focou no transporte de cargas no Comex, com operações de freight collaboration, além do aprimoramento dos pontos de armazenagem, com a ampliação e o realocamento estratégico do terminal em São Bernardo do Campo (SP).
Para 2025, a Cargolift tem metas mais ambiciosas, visando dar continuidade à expansão no mercado e reforçando o compromisso com sustentabilidade, inovação e excelência operacional. “As prioridades para este ano são ampliar a frota própria com veículos menos poluentes e adotar iniciativas ainda mais eficientes para a redução de emissões de carbono”, anunciou Marques.