Campinas testa ônibus a gás no transporte coletivo

Iniciativa tem origem em parceria da Comgás, Tupy e MWM

Roberto Hunoff

Foto Comgás, Divulgação

A Comgás, maior distribuidora de gás natural encanado do Brasil, em conjunto com a Tupy e sua subsidiária MWM, apresentou a solução da transformação de motores a diesel para 100% a gás, para a Itajaí Transportes Coletivos, de Campinas (SP), onde o trânsito e o transporte público são gerenciados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (EMDEC). A cidade, que busca reduzir emissões de poluentes e ter uma alternativa com baixo custo de combustível, adotou a solução para um ônibus de sua frota municipal.

A substituição do motor foi realizada pela Tupy MWM e o veículo, de responsabilidade da Itajaí, já presta serviços aos usuários, em linhas da região do Campo Grande. Trata-se do primeiro ônibus da frota municipal movido a GNV e a expectativa é que outros sejam incorporados gradativamente.

O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, e com todo o sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV. Para impulsionar cada vez mais o uso do gás em ônibus e caminhões, a Comgás tem realizado estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações sustentáveis.

A troca do motor de diesel para o motor da MWM 100% a GNV reduz em até 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono). A geração de material particulado é próxima de zero, chegando a uma redução acima de 90% na emissão de poluentes locais e contribuindo para a melhora da qualidade do ar na cidade.

Além de mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o propulsor a diesel. “O gás natural oferece benefícios, como o de até 30% na redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel, se o veículo for abastecido dentro da garagem; a fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; a possibilidade do abastecimento rápido; e ruído 20% inferior a motorização a diesel”, explica Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

O presidente & CEO da MWM, José Eduardo Luzzi, reforça que a alternativa tem múltiplos benefícios, como a redução da emissão de CO², qualidade, produtividade e até mesmo baixa nos custos. “Estamos discutindo diversas oportunidades no mercado nacional e, dentro da área de concessão da Comgás, formamos uma parceria, na qual participamos com a transformação do motor, e a Comgás com o GNV”, afirma.

De acordo com o setor de engenharia mecânica da Itajaí Transportes Coletivos, mesmo com resultados ainda preliminares, o ônibus a GNV tem se demonstrado eficiente em relação à potência e desempenho, além de apresentar economia no consumo. O presidente da EMDEC, Vinicius Riverete, destaca que uma das apostas para desenvolver o transporte público em Campinas é a opção por ônibus menos poluentes. “O gás natural é uma solução sustentável para a mobilidade urbana do ponto de vista ambiental, econômico e social”, ressalta.

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