Mercedes-Benz e Marcopolo são as marcas fornecedoras do lote

Roberto Hunoff

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

Uma das operadoras do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal desde 1991, quando venceu concorrência pública, a BsBus Mobilidade renova sua frota com a compra de 473 ônibus. A empresa atende usuários da Bacia 5, que abrange os setores SAI, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga (ao norte da Hélio Prates – M Norte), Ceilândia Norte e Brazlândia.

A Mercedes-Benz foi escolhida para o fornecimento do chassi OF 1721, com tecnologia BlueTec 6. Com esta venda, a montadora passa a ter 80% de participação na frota da operadora, que conta com mais de 600 ônibus. O modelo, que ultrapassa a marca de 100 mil unidades produzidas desde seu lançamento em 1998, é o mais vendido do Brasil. Desenvolvido para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de quatro cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm.

Indicado para transporte urbano de passageiros e para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e eventual, em caso de grupos de turistas, além de rodoviário de curtas distâncias, o chassi oferece opções de suspensão metálica ou pneumática. “A preferência dos clientes deve-se a vários diferenciais, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, assinala Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços ônibus da montadora.

A Marcopolo é a responsável pela montagem da carroceria Torino, a qual atende às especificações do órgão gestor e governo do Distrito Federal. Do total, 426 unidades contam com três portas e 47 com quatro portas. “Esta é uma das maiores vendas da companhia para um único cliente no Brasil no segmento de urbanos”, registra Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais mercado interno e marketing.

Os veículos têm poltronas City estofada, com encosto de cabeça, elevador para total acessibilidade, monitoramento por GPS, portas com sistema pneumático, câmeras internas, piso taraflex antiderrapante e antirruído, anjo da guarda e freios ABS. As primeiras unidades encarroçadas começaram a chegar no cliente no final do ano passado. O total da frota estará em operação no primeiro trimestre de 2024.

Fundada em 1957, a operadora Expresso São José iniciou operações em Goiás, fazendo transporte intermunicipal, e depois a interligação com Brasília. Com os avanços na agenda ambiental, a operadora apresentou ao mercado o novo nome fantasia BsBus Mobilidade, a mudança na identidade visual e a escolha da cor verde para representar a marca, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental e tendências da mobilidade. O novo nome, “BsB”, é uma homenagem à capital Brasília, seguindo o código identificador usado em aeroportos de todo o mundo.

A venda das carrocerias foi intermediada pela Topline, representante Marcopolo responsável por atender o mercado na região, além dos estados de Tocantins e Goiás. O concessionário Mardisa representou a Mercedes-Benz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here