BRT de Goiânia utilizará Super Padron Mercedes

Foto Mercedes-Benz, Divulgação

Primeiras seis unidades do novo ônibus urbano da marca já estão nas garagens das empresas Rápido Araguaia e Viação Reunidas

O Mercedes-Benz O 500 R Super Padron 1830, lançado neste ano, foi o modelo de ônibus escolhido para operar no novo BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, na região Centro-Oeste. Em fase final de construção, as vias segregadas e estruturadas do sistema de transporte coletivo urbano local receberão, de início, seis unidades do Super Padron com carroceria Caio Millenium para 48 passageiros sentados e 54 em pé. Comercializados pela Tecar Diesel, concessionário Mercedes-Benz na cidade de Aparecida de Goiânia, os ônibus já estão prontos e disponíveis nas garagens das operadoras: três na Rápido Araguaia e três na Viação Reunidas.

A definição pelo O 500 Super Padron surgiu após um período de testes com uma unidade de demonstração fornecida pela Mercedes-Benz ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Goiânia (SET). Com o uso de lastros, o veículo circulou por vias do sistema, quando os motoristas puderam experimentar aspectos como dirigibilidade, manobras e ergonomia no posto de comando. “O Super Padron mostrava-se como solução ideal para o BRT Norte-Sul e isso foi comprovado com o test-drive”, afirma Adriano Oliveira, presidente do SET.

O dirigente elencou como principais diferenciais a suspensão pneumática, com ganhos de conforto para os passageiros, e o ar-condicionado a bordo, solução inédita em toda a Região Metropolitana. Destacou ainda a satisfação dos condutores com a comodidade do câmbio automático. O piso do Super Padron, com duas portas à esquerda, é da altura das plataformas elevadas de embarque e desembarque do BRT local, o que agiliza o sistema e garante acesso a cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

O novo BRT Norte-Sul terá 22 km de extensão. O sistema de transporte coletivo urbano se caracteriza por semáforos inteligentes que agilizam o tráfego, bilhetagem eletrônica, corredores exclusivos e total acessibilidade. Oliveira adiantou que a expectativa é chegar a 36 ônibus para o novo sistema de transporte coletivo urbano.

O modelo O 500 Super Padron é o maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, com capacidade para cerca de 100 passageiros. Assim, pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6×2 de 15 metros. Com essa solução, as empresas operam de acordo com a demanda atual, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico. Outra vantagem é o fato do modelo ter um eixo a menos em comparação com os concorrentes 6×2, o que significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, bem como de consumo de pneus e combustível.

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