A movimentação de cargas por navegação interior entre Tecon Rio Grande e Contesc (Terminal de Santa Clara), no Rio Grande do Sul, alcançou a marca 2.466 TEU cheios em dezembro, o maior número registrado desde o início da operação, em outubro de 2016.  As principais cargas transportadas foram resinas, madeira e borrachas. “O transporte fluvial vem atraindo muitas empresas da região pelas inúmeras vantagens que oferece, como maior eficiência de custos logísticos, redução dos riscos de acidentes e avarias nas cargas, além de menor emissão de gases do efeito estufa”, avalia o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti.

A maior parte da carga transportada em dezembro foi destinada à exportação e teve como origem as cidades de Triunfo, Taquari e Garibaldi. O Tecon Rio Grande e o Contesc operam integrados e, hoje, duas embarcações realizam quatro viagens semanais entre os dois terminais. A média mensal de movimentação de TEU cheios pelo modal fluvial foi de aproximadamente 2.000 unidades no ano passado.

Em 2019, o Contesc completou três anos da reativação do transporte de cargas pelo Rio Jacuí. Desde o início das operações, já movimentou mais de 100 mil TEU. Entre os serviços oferecidos pelo terminal está a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém, além da estocagem de carga, que pode ser distribuída fracionada ou completa nos seus destinos.

Com mais de 20 anos, o Tecon Rio Grande é um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Opera as principais linhas de navegação que escalam o país e atende a cerca de três mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do estado do Rio Grande do Sul.

 

Crédito
CONTESC, DIVULGAÇÃO/TRANSPODATA

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