Companhia promove campanha de conscientização de trânsito seguro em rodovias e ferrovias
Redação TranspoData
Foto Rumo, Divulgação
Veja vídeo com campanha educativa
A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, participa das atividades organizadas no âmbito do Movimento Maio Amarelo. Em sua 11ª edição, a campanha idealizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária tem como tema “Paz no trânsito começa por você”, que tem como objetivo orientar a população para um trânsito seguro nas ferrovias e rodovias.
Em 2023, a Rumo registrou redução de 27% na taxa de acidentes ferroviários. O resultado foi possível pelas mais de 30 ações educativas presenciais realizadas pelos grupos que formam a Comissão Interna de Prevenção de Acidente da companhia, com a distribuição de folhetos informativos e o reforço sobre as mensagens de segurança ferroviária em cidades onde a linha férrea passa nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Também foi produzido um vídeo educativo para todos os estudantes das escolas onde a Rumo está presente.
A concessionária realizou também uma campanha de conscientização em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito no Paraná para incluir em 800 autoescolas os tópicos sobre direção segura em torno das ferrovias, sinalização e prevenção de acidentes ferroviários. O material teve mais de 30 mil acessos até o momento.
A Rumo elaborou também diversas ações com a Agência Nacional de Transportes Terrestre, em cidades onde passa a Operação Norte da concessionária. As cidades de São Carlos, Sumaré, Hortolândia e Santos (SP) receberam informações sobre a importância da segurança no trânsito, principalmente sobre abalroamentos e atropelamentos. “Todos os anos realizamos um trabalho de conscientização e prevenção para pedestres e motoristas. É de extrema importância, pois por meio dessas ações a comunidade vai tomando consciência de que um trânsito seguro é a melhor solução”, explica Camila da Veiga Coutinho, coordenadora da área de segurança ferroviária.
O diretor-presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, Davi Barreto, avalia que os investimentos em tecnologia, inovação e campanhas de conscientização da população são responsáveis pela diminuição dos índices de acidentes. “Entre 1997 e 2023, a queda foi superior a 86%. O Movimento Maio Amarelo é mais uma importante iniciativa que reforça as ações educativas que são feitas pelas ferrovias brasileiras ao longo do ano”, declara.
Para alertar a comunidade sobre a importância de manter uma distância segura da operação ferroviária, em fevereiro, a Rumo publicou um vídeo em suas redes sociais que destaca a necessidade de atenção total dos motoristas ao volante enquanto dirige seu veículo e enfatiza a necessidade de respeitar os sinais de alerta nas passagens de nível. “Entendemos que essas divulgações são essenciais para garantir a segurança de toda a comunidade e evitar possíveis acidentes nas ferrovias”, reforça Camila Coutinho.