Scania é a marca mais lembrada, pela quarta vez, entre frotistas e caminhoneiros quando se pensa em caminhões

Por Mauro Cassane

Scania, Divulgação

Nos anos 1970 os caminhões Scania ficaram amplamente conhecidos dos caminhoneiros como “O Rei da Estrada”. Naquela época os icônicos modelos L 110 eram os maiores caminhões produzidos no Brasil rodando pelo País. Quem pensava em caminhão legitimamente estradeiro, não tinha dúvida: eram os caminhões Scania.

A marca, inclusive, nos anos 1980, lançou até uma revista com o nome “Rei da Estrada” que, com as modernidades, sobrevive até os dias atuais, infelizmente apenas no modo digital, mas deixou saudades e marcou gerações de caminhoneiros.

Hoje em dia todas as marcas que produzem caminhões no País atuam no segmento pesado. Além da Scania, há Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen, Iveco e DAF. Contudo, ainda há a força da marca Scania latente na lembrança dos frotistas e caminhoneiros.

Mesmo não sendo mais a líder nas vendas de pesados, a Scania é a marca mais lembrada entre frotistas e caminhoneiros. Prova que um bom trabalho de marketing impacta, de fato, gerações. Trabalho esse que, com toda essa pegada digital, que foca no instantâneo, ficou para trás.

Com raras exceções, marqueteiros do setor focam atualmente nos tais “cliques” e na volatilidade de “influencers”. Saudades de séries como “Pedro e Bino”, que retratava as aventuras e desventuras de dois caminhoneiros pelo Brasil. A dupla, inclusive, ajudou a elevar a marca Scania ao patamar do “inesquecível”.

A Scania ainda tira frutos desse forte trabalho do passado e, com esse lastro, orienta suas estratégias de marketing no presente. A marca segue firme e forte entre os públicos de seu maior interesse comercial: frotistas e caminhoneiros.

Com base na seguinte pergunta da pesquisa Top of Mind do Transporte:  “Quando se trata de marcas de caminhões, qual é a primeira que vem à sua mente como líder em desempenho e confiabilidade?”, a resposta, com 43,1% dos votos válidos foi Scania. Foi a quarta vez que a marca sueca ganha essa distinção nesta pesquisa.

Dos votos válidos, 42,2% são frotistas e 43,7% são caminhoneiros. Um indicativo claro que a marca é forte nestes dois grupos (de empresários e motoristas tanto autônomos como empregados).


Rede Scania é a preferida do setor

Pela terceira vez, a rede de concessionárias Scania é eleita como a mais eficiente e respeitada do Brasil

Por Mauro Cassane

Scania, Divulgação

Esse mantra toda gente que trabalha com o negócio de vendas de caminhões sabe muito bem: “um bom produto ajuda na primeira venda, mas só um bom pós venda fideliza o cliente”. A Scania tira vantagem desse mantra há décadas. A empresa sempre primou por oferecer um produto premium mas nunca deixou de lado sua preocupação em também ofertar serviços confiáveis e da mais alta qualidade.

A preocupação da Scania é tão séria e forte neste sentido que a marca, inclusive, também há décadas, é dona de uma parcela importante de sua rede de revendedores. Além disso, e preocupada com isso, a Scania vem aprimorando seus serviços de pós venda.

A empresa oferece agora, valendo-se das vantagens dos veículos mais conectados e digitalizados, programas de manutenção sob medida. Ou seja, com base no conhecimento assertivo da operação de cada caminhão, é possível propor um plano de manutenção seguramente mais vantajoso e individualizado.

Cada vez mais clientes fazem uso desses serviços. E as vantagens são boas tanto para os clientes como, também, para a Scania que passa a ter, em suas mãos, dados precisos sobre a operação de cada veículo de sua fabricação em todo o País. O cliente fica satisfeito pois tem serviços até preditivos e, basicamente, mais em conta. E as revendas, mais satisfeitas ainda, uma vez que, com todo esse controle, pode saber exatamente o momento em que é mais indicado vender outro caminhão novo ao cliente.

O reconhecimento do conjunto eficiente destes serviços ficou notório e cientificamente comprovado com a pesquisa Top of Mind do Transporte no quesito “Rede de Concessionária”. Sob a pergunta: “Qual rede de concessionárias ou pós-venda oferece o melhor suporte e atendimento para suas necessidades de manutenção?”, com 44,4% dos votos válidos, frotistas e caminhoneiros lembraram imediatamente das concessionárias Scania que recebeu 41% dos votos dos frotistas e 57% dos votos dos caminhoneiros.

É a coroação de um trabalho de décadas que agora, com veículos conectados, foi elevado ao paroxismo. Ainda é possível melhorar muito, mas, de fato, a rede Scania vem se destacando e a empresa sai na dianteira quando o assunto é serviços oferecidos aos clientes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here