Concorrência agora não é mais para ver quem faz o caminhão mais moderno e sim quem oferece os serviços mais eficientes
Mauro Cassane
Imagem, Divulgação
O setor de transporte rodoviário no Brasil está passando por uma transformação significativa, impulsionada pela crescente demanda por serviços especializados para frotistas. Os caminhões, cada vez mais tecnológicos, saem de fábrica com dispositivos que permitem ampla conexão remota. Deste modo, a telemetria é a vedete da vez.
Caminhões conectados permitem às principais montadoras de que atuam no País — Scania, Volvo, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), DAF e Iveco — investirem de maneira mais robusta em soluções inovadoras em se tratando de serviços.
Ou seja, serviços passaram a ser mais “personalizados” e sob medida para cada operação. O resultado prático: maior eficiência, menos custos aos frotistas e mais lucro para as montadoras. Um ganha-ganha perfeito com todos satisfeitos com as facilidades oferecidas pela conexão entre caminhões.
A Scania tem se destacado na oferta de serviços para frotistas. Em 2024, a empresa registrou crescimento de 12% nos serviços prestados em relação ao ano anterior. Além disso, foram inaugurados 43 novos pontos de atendimento, muitos deles localizados nas instalações de grandes clientes, proporcionando suporte direto às operações. A expectativa para 2025 é de um crescimento adicional de 10% e a abertura de mais 30 pontos de atendimento.
A conectividade é um dos pilares dessa expansão. Atualmente, mais de 90 mil caminhões Scania no Brasil estão conectados, permitindo uma gestão eficiente da frota e a oferta de serviços personalizados. De acordo com Fernando Valiete, diretor de serviços da Scania, a empresa tem uma frota circulante de mais de 110 mil veículos com até 10 anos de uso. “Por isso há imenso potencial para ampliar nossos serviços especializados”.
A Volvo também tem investido fortemente em serviços para frotistas. Ano passado, a empresa alcançou a marca de 50 mil contratos ativos de Planos de Serviços, representando 90% dos caminhões entregues no ano. O Plano Ouro, o mais completo da marca, inclui manutenção inteligente, suporte operacional e conectividade via plataforma Volvo Connect.
Outro destaque é o serviço Condução Inteligente Volvo (CIV), que cresceu 40% em contratos em 2024. Utilizando inteligência artificial, o CIV analisa dados operacionais para identificar padrões de economia de combustível e eficiência de condução, auxiliando os transportadores na implementação de melhorias operacionais.
A Mercedes-Benz também tem apostado na digitalização para melhorar o atendimento aos frotistas. Em outubro de 2024, a empresa lançou um canal de atendimento via WhatsApp, oferecendo informações sobre pontos de atendimento, portfólio de produtos e serviços, treinamentos, manuais e suporte técnico. O canal funciona 24 horas por dia, com atendentes disponíveis de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Líder nas vendas de caminhões no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) tem investido fortemente em serviços para frotistas. Em 2024, a empresa registrou um crescimento de mais de 10% no plano de manutenção Volks|Total, um aumento superior a 50% no número de veículos com serviços ativados na plataforma RIO e um crescimento de 100% nos veículos monitorados pelo Volks|Uptime .
A VWCO também lançou o Trucker Assist, aplicativo focado na jornada do motorista, beneficiando a gestão de frota e a experiência dentro do veículo. O aplicativo utiliza os dados e serviços de conectividade RIO para proporcionar maior colaboração na jornada diária, informações em tempo real entre o condutor e o contratante do frete e maior eficiência no transporte de cargas.
Com pouco mais de 10 anos no mercado nacional, a DAF Caminhões tem ampliado sua presença no Brasil, alcançando a marca de 40 mil caminhões produzidos no País desde 2013. No ano passado a empresa atingiu 75 pontos de atendimento e mil boxes de serviço. A DAF também lançou o pacote de manutenção Multisuporte Ultra, voltado para grandes frotas, que oferece gestão de manutenção personalizada, atendimento prioritário e suporte digital para os motoristas.
A fabricante encontrou uma forma criativa para responder aos “pontos de atendimento” que a Scania vem abrindo aceleradamente dentro das instalações de grandes frotistas; a DAF oferece o serviço Oficina Móvel, que realiza atendimentos de manutenção preventiva e corretiva diretamente nas instalações dos clientes.
Na mesma toada está a Iveco que oferece manutenção programada com planos flexíveis para frotas de diferentes portes (muito parecido com o que a Scania oferece), telemetria avançada com o “Iveco Connect”, que permite às empresas monitorar consumo de combustível, rotas e desgaste de componentes em tempo real e tem, também a “Garantia Estendida” e pacotes de manutenção, visando reduzir custos imprevistos para os clientes.
Se antes a grande briga entre as fabricantes de caminhões era para saber quem desenvolvia e lançava o caminhão mais robusto e potente, agora no campo de batalha desta acirrada competição de gigantes tem outro ingrediente: quem consegue oferecer os melhores e mais eficientes (entenda-se menos custosos) serviços.