Scania R 500 6x4 grain transport

Montadora sueca levou três dos principais prêmios do Top of Mind do Transporte: marca preferida, rede mais admirada e lançamento mais impactante.

A Scania foi a mais notória vencedora do Prêmio Top of Mind do Transporte. A montadora sueca levou as estatuetas como lançamento mais impactante de 2020, com o caminhão a gás, foi também reconhecida como a marca mais lembrada entre todas as fabricantes de caminhões e a rede de concessionárias mais citada entre os entrevistados formados por frotistas e motoristas profissionais.

Embora o caminhão a gás ainda seja um produto restrito a operações fixas, de médias distâncias e, mais importante ainda, em estradas que ofereçam a infraestrutura necessária para o abastecimento, o lançamento da Scania causou furor no setor e despertou grande interesse. Uma das razões é que estamos em contagem regressiva para que a nova lei de emissões esteja em vigor (prevista para 2023) e o R 410 da Scania atende com folga as normas previstas no Proconve P8.

Por enquanto a Scania só tem esse modelo a gás, mas promete trazer outros conforme comportamento da demanda no Brasil. O caminhão é equipado com motor do Ciclo Otto (aqueles a gasolina ou flex). E é bem diferente dos motores do Ciclo Diesel. O engenho é um OC13, de 410 cv, 12,7 litros, seis cilindros em linha que recebe velas de ignição.
“Estamos muito honrados e felizes com este reconhecimento pelo nosso cliente. O veículo a gás representa o quanto a Scania vem trabalhando na liderança da jornada de transição para um sistema de transporte mais sustentável”, comenta Márcio Furlan, diretor de marketing, comunicação e sustentabilidade da Scania no Brasil.

Scania trará mais novidades ao mercado em termos de economia e combustível

De acordo com Furlan, este veículo é um dos grandes expoentes dessa pegada ambiental da montadora. “Provamos que é possível ter uma alternativa viável ao diesel, mais sustentável, dentro da realidade brasileira ‘Aqui e Agora’. Durante a pandemia, houve uma retomada verde nos negócios, uma busca maior por soluções mais sustentáveis, e a Scania foi protagonista neste cenário”.

O executivo diz que mais de 70 caminhões deste tipo já foram comercializados no País. “É um caminho que só está começando e já gerou tantos frutos. Por isso, faço questão de dividir este importante prêmio com todos os colaboradores da Scania, sejam da fábrica, da força de vendas ou das concessionárias no geral. Agradecemos aos atores que estão embarcando nesta jornada promissora conosco, os parceiros de abastecimento, os embarcadores e os clientes, que estão reconhecendo mais rápido do que imaginávamos esta solução como realidade”.

A nova geração de caminhões Scania, lançada em 2019, certamente contribuiu para a fabricante levar o prêmio mais cobiçado do Top of Mind do Transporte que é o de “Marca Preferida”. Isso significa que a marca vem na cabeça da maioria dos caminhoneiros e frotistas quando a pergunta é: qual é sua marca favorita. A resposta da maioria foi, de imediato, Scania. Não é de se estranhar pois a marca sueca sempre esteve entre as mais queridas do País e, entre motoristas, Scania é aquele “objeto de desejo”. No ano passado, a marca levou essa que é a mais importante distinção deste prêmio.

Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Scania Brasil

Diz Furlan: “Foi uma grande emoção que contagiou os colaboradores da Scania quando foi anunciado que vencemos o principal troféu da premiação 2020. Ganhar em Marca Preferida é ter a certeza das decisões que estão sendo tomadas no Brasil, de valorizar o investimento no País, de acreditar no potencial do mercado. Quando falamos em nossa missão que está sendo liderar a transição para um sistema mais sustentável, o propósito maior é deixar um planeta melhor para a sociedade, ou seja, um ecossistema de transporte e logística mais ambientalmente limpo para os clientes e embarcadores”.

De acordo com o executivo, 2020 foi um ano desafiador mas com muito aprendizado. “Mudamos as formas de atuação na rede e com nossos clientes. Esse troféu ratifica essa dedicação de todos os colaboradores, além de sermos reconhecidos por oferecer produtos de altíssima tecnologia e serviços eficientes. A Nova Geração de caminhões chegou com tudo, e traz economia de combustível de 15% sobre a geração anterior”.

A marca mais lembrada entre todas as fabricantes de caminhão

O executivo antecipou que, ainda neste ano, a Scania trará mais novidades ao mercado em termos de economia de combustível. Mas melhor marca não se ganha apenas com bons produtos, é preciso, igualmente, excelência em serviços. “Nos serviços, toda a nossa oferta de soluções é promovida pela conectividade. A revolução que fizemos com a chegada da manutenção flexível, em que o veículo é quem avisa quando precisa parar para a manutenção, vem colaborando para uma superior disponibilidade. Ou seja, a frota roda muito mais. Agradecemos aos motoristas e clientes; e a toda equipe Scania, muito orgulhosa de pertencer a uma empresa tão inovadora e que tem o propósito de deixar um mundo melhor para todos”, conclui Furlan. Não bastasse levar os troféus de melhor marca e lançamento mais impactante, a montadora também ficou com o prêmio de rede mais admirada entre os grandes protagonistas deste setor. Lembrando que boa parte da rede Scania (155 casas em todo o País) pertence e é gerida pela própria fabricante.

Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania

Marcelo Montanha, diretor de serviços da Scania no Brasil comenta: “satisfação enorme ganhar este prêmio em nome de nossa rede de concessionárias Scania. Vencemos representando os mais de 5 mil colaboradores da rede Scania, que se dedicam intensamente todos os dias para atender àqueles que são os mais importantes para nós: nossos clientes”.

Montanha, que recebeu o prêmio em mãos, dedica esse reconhecimento ao trabalho feito pela Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc. “Em 2020, um ano que foi muito difícil, as equipes da rede se desdobraram ainda mais para gerar acolhimento, atendimento diferenciado e qualidade de serviços na atenção aos clientes. Parabéns a estes 5 mil profissionais que entregam tudo isso com muito brilhantismo. Em 2021, seguiremos nossa jornada procurando ainda mais inovação, novas tecnologias e dedicação para atender ainda melhor nossos clientes. Temos muito orgulho da nossa rede de concessionárias”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here