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Greenbrier Maxion desenvolve vagões tanque para a FS 

Fabricante fornecerá 80 unidades para ampliar uso do modal ferroviário no transporte de etanol

Roberto Hunoff

Foto Greenbrier Maxion

A Greenbrier Maxion está produzindo 80 vagões tanque para a FS, uma das maiores produtoras de etanol, nutrição animal e bioenergia do Brasil. Em um modelo de negócio inédito para as empresas, a FS adquiriu os vagões para aportar a capacidade no sistema de escoamento de biocombustível e a Rumo fará o transporte. Esta parceria entre as empresas ampliará o uso do modal ferroviário, elevando o volume transportado de 50 milhões para 75 milhões de litros de etanol ao mês.

Fabricado em aço baixa liga estrutural, com alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica, o vagão TCT fornecido à FS tem capacidade de 105 mil litros, aumento de 2 mil litros em relação ao modelo anterior. Foi projetado para carregamento superior e descarregamento inferior, com descarga central, além de ser equipado com o engate tipo “E” Double Shelf com haste “F”, com operação rotativa inferior, mais robusto e antidesacoplamento, e com válvula sensora de carga.

Outro diferencial é o truque tipo Motion Control® – Truques Premium, desenvolvido especificamente para as condições operacionais e de via permanente das ferrovias brasileiras. O mecanismo proporciona, por meio da otimização do comportamento dinâmico do vagão, um aumento significativo da segurança operacional e vida útil dos componentes, além da redução no custo de manutenção.

A operação de transporte com os novos vagões, que deve ser iniciada no primeiro quadrimestre do ano, irá escoar 45% da produção da FS por ferrovias na rota entre Lucas do Rio Verde e Sorriso (MT) até Paulínia (SP). Do total de 1,5 bilhão de litros de etanol produzidos anualmente pela FS, cerca de 50% têm como destino essas regiões. Além da economia de custos, a operação também reduzirá as emissões de carbono do transporte em 50%, substituindo 15 mil viagens de caminhões por ano nas estradas. “A ampliação da capacidade de transporte ferroviário está alinhada com a estratégia da FS de buscar atender os mercados com a máxima eficiência logística e menor pegada ambiental”, afirma o CEO da empresa, Rafael Abud.

O etanol, que sai das unidades no Mato Grosso, seguirá em rota rodoviária até Rondonópolis (MT) e de lá para Paulínia (SP), em linha férrea, passando pelo Mato Grosso do Sul e atravessando São Paulo até chegar ao principal mercado consumidor de combustíveis do país, percorrendo aproximadamente 1.200 km. A Rumo já transporta aproximadamente 45% do volume de diesel do Mato Grosso. Em 2022, a operação registrou aumento superior a 20% no transporte de biocombustíveis.

De acordo com o vice-presidente comercial da Rumo, Pedro Palma, os vagões de combustíveis rodam praticamente cheios o tempo todo, com capacidade disponibilizada. “Os fluxos são planejados para a melhor eficiência logística. O vagão investido pela FS vai no sentido Mato Grosso–Paulínia e retorna com derivados de petróleo para serem distribuídos por todo estado”, informa.

Luis Gustavo Rocha Vilas Boas, diretor de vendas e marketing da Greenbrier Maxion, destaca a importância da parceria entre indústria, operadora e usuário final na aquisição de material rodante. “Os vagões foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, inovação e toda expertise da área de engenharia, atendendo as especificações técnicas da FS e da Rumo, proporcionando redução de custo, eficiência energética e produtividade para todo o ciclo, tornando assim o transporte ferroviário de carga mais competitivo e sustentável”, observa.

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