Montadora projeta dificuldades diante da elevação dos custos com a norma Euro 6 e das condições econômicas adversas
Roberto Hunoff
Volvo, Divulgação
A Volvo encerrou 2022 de forma positiva, com excelentes resultados em todas as suas áreas de negócio. Além de liderar o mercado de caminhões pesados, pela primeira vez a marca ficou à frente também na soma de todos os segmentos em que atua, incluindo semipesados. Em ônibus, a Volvo venceu a maior licitação de chassis Euro 6 na América Latina e foi a marca que mais cresceu em volumes no Brasil.
No entanto, para 2023, a expectativa é para volumes mais baixos em caminhões em razão do custo dos veículos com tecnologia de emissões Euro 6 e das condições econômicas adversas. “Teremos um ano desafiador, com um mercado de caminhões acima de 16 toneladas estimado em cerca de 75 mil unidades no Brasil. O acentuado aumento de custos decorrente da nova tecnologia Euro 6 e o impacto disso para o transportador é um dos fatores que farão diferença nas entregas deste ano. Ainda pesam as condições econômicas adversas, notadamente os juros altos”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
MARCA HISTÓRICA
Em caminhões, a Volvo teve mais um ano histórico. No total, entregou 24.093 unidades, crescimento de 10%, sendo 18.747 somente na classe dos pesados. “Ficamos com 29% de market share, quase um terço do mercado de pesados. É uma marca histórica”, assinala Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo do Brasil.
Com 8.317 unidades emplacadas na versão 540cv, o modelo Volvo FH foi, mais uma vez, o caminhão mais vendido do Brasil. O modelo ocupou o topo do ranking de vendas de caminhões pesados no país pela 10ª vez, sendo a quinta consecutiva, período em que também liderou em todas as categorias de peso. O Volvo VM 270 brilhou como o modelo mais emplacado na categoria de semipesados, com 4.732 unidades licenciadas.
Na América Latina, outros mercados de destaque foram o Peru, com 1.902 entregas e Chile com 1.687 – altas respectivas de 17% e 25%. Ao todo, a Volvo entregou mais de 31 mil caminhões nos diversos países do continente, sendo 28.627 licenciados. O Brasil representou 84% deste volume e, mais uma vez, foi o segundo maior mercado de caminhões da marca no mundo.
VENDAS QUASE EM DOBRO
Os ônibus da Volvo também tiveram excelente desempenho, com expansão de 94% no volume de vendas na América Latina. Os negócios no continente somaram 1.967 unidades, o que representa participação de 34% nas entregas mundiais da marca nesse tipo de veículo em 2022. “A América Latina tem forte representatividade nos negócios da Volvo Buses global. Os países da região são estratégicos para a companhia”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.
No Brasil, onde a Volvo foi a fabricante que mais cresceu em volumes, foram licenciados 658 veículos, com elevação de 220% somente no segmento de rodoviários. O ano foi marcado por grandes vendas para São Paulo, 240 unidades, e para o Rio de Janeiro, 100 unidades. A marca foi a grande vencedora da maior licitação de ônibus Euro 6 do continente, com entregas de 566 chassis para Santiago, capital do Chile.
ALTA DE 45% NOS SERVIÇOS FINANCEIROS
A divisão de serviços financeiros da Volvo (VFS) repetiu os bons resultados que vêm alcançando nos últimos anos, fechando 2022 com uma carteira total de R$ 18,3 bilhões em ativos, elevação de 45% na comparação com o exercício anterior. Com participação de 38% nas entregas da Volvo, a VFS experimentou aumento de 37% nos financiamentos, tendo inclusive crescimento nas operações voltadas a peças e serviços. Mais uma vez houve recorde na comercialização de seguros, com R$ 152 milhões em prêmios.
Outro destaque foi a criação da Locadora Volvo, que firmou contratos de 200 unidades logo nos primeiros meses de operação. “Somos a divisão de serviços financeiros da marca e estamos sempre oferecendo novas soluções completas e flexíveis que atendam às demandas do mercado”, declara Carlos Ribeiro, presidente da divisão.