CRÉDITOS
Fotos Mercedes-Benz, Divulgação

Novo O 500 R 1830 é o maior chassi da categoria 4×2 urbano no mercado brasileiro, podendo receber carrocerias de até 14 metros

Atenta às demandas dos clientes e às tendências de mercado, a Mercedes-Benz amplia o seu portfólio de ônibus com o Super Padron O 500 R 1830, o maior chassi da categoria 4×2 urbano do Brasil, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento. O ônibus é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas.

O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, argumenta que o modelo tem capacidade para transportar a mesma quantidade de passageiros que a versão 6×2 de 15 metros da concorrência. O chassi tem capacidade para 19.600 kg de peso bruto total, o maior da categoria; motor traseiro OM 926 LA, com potência de 310 cv; e caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz já trabalhava há algum tempo no desenvolvimento de um chassi de ônibus urbano que se posicionasse entre os modelos O 500 M 4×2 para carrocerias de até 13,2 metros e o articulado O 500 MA 6×2 de 18 metros a fim de ampliar o portfólio. No entanto, a queda no volume de passageiros do transporte coletivo, causada pela pandemia, antecipou o lançamento. “Vamos atender à necessidade das empresas de ônibus com um modelo que possa operar de acordo com a demanda atual de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico, visando otimizar custos operacionais graças a flexibilização do chassi 4×2”, assinalou.

Barbosa elenca como outra vantagem o fato de o Super Padron 4×2 ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6×2. Assegura que isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças, elevando a rentabilidade para as empresas, com a mesma capacidade de transporte de passageiros. Ainda cita que, mesmo não possuindo articulação ou terceiro eixo traseiro, o veículo pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários.

A versão de chassi 4×2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6×2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6×2), o que também se traduz em menor custo de manutenção.

Instalação de carrocerias de até cinco portasClientes podem escolher entre três versões de layout

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até cinco portas: três à direita com degraus para acesso pela calçada e dois à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende à altura de plataformas de embarque de 920 mm, oferecendo segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Os clientes podem escolher entre três versões de layout. A de maior comprimento da carroceria, com 14 metros, pode ser configurada para até 95 passageiros (64 em pé, 30 sentados e um cadeirante), ou 90 passageiros (60 em pé, 29 sentados e um cadeirante), além do motorista. As duas opções são indicadas para linhas mais longas, em que as pessoas ficam mais tempo sentadas.

A versão de carroceria de 13,6 metros tem capacidade para até 100 passageiros (76 em pé, 23 sentados e um cadeirante), além do motorista. Esta lotação é indicada para linhas com maior frequência de embarque e desembarque. As propostas de layout são flexíveis para os operadores, que podem elaborar diversas combinações internas para melhor atender o transporte da sua cidade.

Câmbio automático com retarder e suspensão totalmente pneumáticaMotor traseiro facilita acesso dos passageiros e eleva conforto para os motoristas

Outro diferencial de mercado apontado por Walter Barbosa em relação à concorrência é o câmbio automático ZF Ecolife AP1200 de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa. A suspensão é totalmente pneumática, com dois bolsões de ar na dianteira e quatro na parte traseira.

Para promover mais acessibilidade no embarque e desembarque de passageiros, o Super Padron sai de fábrica com sistema de ajoelhamento da suspensão. A posição do motor na traseira aumenta a área de balanço dianteiro do ônibus e produz menos ruído, o que facilita o acesso e eleva o conforto para os motoristas. O modelo traz ainda freios a disco, EBS e freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz.

Mais conforto, segurança e tecnologia para motoristasÔnibus vem com sistema de desligamento automático do motor

O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel. A coluna de direção regulável oferece mais ergonomia para o condutor. Outro novo recurso é o Eco Suporte do painel de instrumentos, o qual auxilia para uma condução mais econômica. “Isso se dá por meio de quatro pontos de acompanhamento: meta de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade máxima e pressão do turbo compressor”, explica Walter Barbosa.

O novo modelo possui também sistema de desligamento automático do motor, conhecido pela sigla EIS (Engine Idle Shutdown). Se o ônibus está parado, porém com motor ligado, câmbio no ponto morto e freio de mão acionado, em uma situação que perdure por um longo período – por exemplo, quatro minutos – sem que o motorista acelere ou acione o freio de serviço, o sistema entra em ação e automaticamente desliga o motor. Esta é uma situação comum em garagens, terminais urbanos e pontos de parada. A ação do EIS reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes e de ruídos.

Solução para o novo cenário do transporte coletivoBarbosa acredita que mercado reaja a partir do segundo semestre

O diretor comercial e de marketing Walter Barbosa enfatiza que o novo modelo ajudará os clientes a superar os desafios da pandemia, que afetou a todos. Lembra que, no auge da quarentena, o segmento urbano sofreu queda de 75% no número de passageiros. Atualmente, apenas 30 a 40% dos passageiros vem utilizando o ônibus nas cidades. “O mercado espera que o aumento da vacinação reverta essa tendência. Quando isso ocorrer, o mercado terá uma solução mais adequada ao novo cenário do transporte coletivo urbano”, reforçou.

Também destacou que o transporte urbano vinha perdendo usuários há cerca de cinco anos pelo surgimento de novos modais, como os carros compartilhados e serviços de aplicativos, dentre outros. “Não existe perspectiva, a curto prazo, de o setor voltar a ter 100% dos usuários, e sim entre 75% e 85% da demanda registrada antes da pandemia”, projetou.

Para 2021, estima crescimento de 13%, com total de 15 mil a 16 mil chassis. “Acreditamos em maior demanda a partir do segundo semestre, quando esperamos que entre 40% e 50% da população tenha sido imunizada. Vamos trabalhar para ter, pelo menos, metade do mercado, média que temos mantido na últimos 10 anos”, acrescentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here