Até agosto deste ano, modelo é o segundo mais vendido em sua categoria
Primeiro veículo montado na planta da Caoa, em Anápolis (G), inaugurada em 2007, o Hyundai HR alcançou a marca de 90 mil unidades produzidas. A trajetória no Brasil começou antes do início da produção local. Por dois anos, o utilitário foi trazido da Coreia do Sul pela Caoa, importadora oficial da marca Hyundai no país. A estimativa é que tenham sido realizados, neste 15 anos, perto de 107 mil emplacamentos.
De janeiro a agosto deste ano, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a montadora entregou 2.879 unidades no mercado interno. O número representa de 15,08% do seu segmento, o que lhe assegura a segunda posição do ranking.
O modelo oferece características exclusivas, como possuir a maior capacidade de carga da categoria e não exigir Carteira Nacional de Habilitação, específica para quem dirige caminhão. O HR também é isento de rodízio nas grandes metrópoles e paga pedágio igual ao de automóvel devido ao rodado simples no eixo traseiro.
O Hyundai HR é um caminhão de dimensões reduzidas, com cabine basculante e avançada para três pessoas. Sem grandes alterações em relação ao modelo anterior, segue equipado com motor turbo diesel 2.5 com 130 cv e 26 kgfm, transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando peso bruto total de 3.400 kg. O motor tem sistema EGR de recirculação de gases de escape, que não necessita de Arla 32. Acelera de 0 a 100 km/h em 20 segundos e alcança velocidade máxima de 140 km/h.
Com equipamentos considerados suficientes para a categoria de utilitários comerciais, o modelo da Hyundai vem de série com freios ABS com EBD, airbags frontais para motorista e passageiro, direção com assistência hidráulica, vidros com acionamento elétrico, conta-giros, rodas de aço de 15” e faróis de neblina. Classificado no Brasil como VUC (Veículo Urbano de Carga), o modelo comercializado em versão única pode receber diversos tipos de carrocerias e baús. O utilitário tem 4.850 mm de comprimento, 1.740 mm de lar- gura, 1.965 mm de altura e 2.430 mm de distância entre eixos.
- Matéria Anterior: DAF acirra concorrência no segmento de pesados
- Próxima Matéria: JAC fará entregas de comerciais elétricos a partir do final do ano