Com capacidade para 55 toneladas líquidas, veículo é destacado por redução de custos operacionais e aumento de produtividade
A Scania apresentou ao mercado seu novo veículo de configuração 10×4, o único da indústria nacional. O modelo G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper chega para ser o caminhão mais próximo da linha amarela na capacidade de carga líquida, de até 55 toneladas.
Segundo a montadora, as despesas operacionais e de capital são menores e o custo total de operação muito mais competitivo, além de maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade. Componentes como trem de força, eixos e tecnologias embarcadas são 100% Scania. “Os caminhões fora de estrada da marca nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados, tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
O Scania G 540 10×4 amplia a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4, um dos mais vendidos da marca. O modelo salta das atuais 44 toneladas de capacidade de carga líquida do Heavy Tipper 8×4 para até 55 toneladas. Dessa forma, o peso bruto total sobe para 69 t. “Os concorrentes oferecem, no máximo, 35 t de carga e 50 t de PBT”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil. Também assegura que, em comparação aos 8×4 competidores, o 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.
Modelo opera com peso bruto total de até 69 toneladas
Vieira destaca redução de até 15% no custo por tonelada
O modelo é tracionado por motor com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque. O propulsor, segundo a montadora, também tem a vantagem de economizar, no mínimo, 8% de combustível em comparação à gama anterior.
O caminhão está equipado com bogie traseiro, com capacidade nominal de 36 t, e eixos direcionais, 11 t cada um; eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. O quinto eixo (100% Scania) tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição, agora posicionado à frente do bogie traseiro. Para suportar a maior demanda de carga, todo o conjunto de suspensão, como molas, barras estabilizadoras e amortecedores, foi alterado. O sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem.
O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo off-road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece resistência superior. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.
O sistema de frenagem auxiliar tem o freio hidráulico Scania Retarder, com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.
Completam os itens de série, controle de tração, sistema de auxílio em aclives, eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. Também tem itens customizados, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.
O Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina. Também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.
Mercado em franca expansão
Munhoz salienta que a tendência do segmento de pesados é de crescimento
O lançamento custa a partir de R$ 950 mil e começa a sair de fábrica a partir de abril de 2021, período necessário entre os pedidos, produção e instalação de implemento. A estimativa da empresa é de entregar em torno de 200 unidades em um mercado que absorve de 1,2 mil a 1,5 mil veículos por ano, dentre configurações 6×4 e 8×4. De acordo com Fabrício Vieira, o mercado de mineração, até o momento, era dominado por caminhões da linha amarela, que começam a ser substituídos por modelos rodoviários.
Produzido com componentes mais robustos do que os demais membros da linha XT, o novo produto foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada, como as grandes obras de infraestrutura. “Apesar da pandemia, o ano manteve o segmento da mineração aquecido e propiciando negócios para a Scania. As grandes construções vêm sendo retomadas gradativamente pelas iniciativas pública e privada”, comenta Sílvio Munhoz. Ele destacou que agosto foi o melhor período para a montadora nos último 30 últimos meses de vendas de produtos da gama off-road, com mais de 350 unidades comercializadas.
A novidade chega como aposta da empresa para atender as demandas de projetos colocados no horizonte do país. Segundo estudo da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), baseado em dados do Ministério da Infraestrutura, está projetado investimento de R$ 225,8 bilhões, entre 2020 e 2022, em obras de rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) calcula que o setor desembolsará US$ 32,5 bilhões nos próximos cinco anos. “O cenário é positivo, com tendência de crescimento”, observa Silvio Munhoz.
A pandemia do coronavírus não abalou as atividades dos setores de construção pesada e mineração. No primeiro semestre do ano, as vendas de equipamentos para a atividade aumentaram 62% na comparação com o mesmo período de 2019. A estimativa é que este ano termine com a venda de cerca de 30 mil unidades. Os números são da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Para 2025, a entidade projeta a venda de quase 35 mil equipamentos.
Veículos com características rodoviárias têm assumido mercado que era cativo dos equipamentos da linha amarela
Pioneirismo no setor
Em 1999, a Scania apresentou o primeiro caminhão 8×4 do mercado brasileiro, que fazia parte da Série 4 e tinha 360cv. Em 2007, outro pioneirismo foi o lançamento da tração 10×4, integrante das Séries P, G e R, gama anterior à Nova Geração. Em 2012, introduziu a nova geração off-road das Séries P, G e R. Nova grade, novo ângulo de ataque, mais opções de equipamentos de série e opcionais foram exemplos das novidades. Em 2017, a Scania inovou ao lançar a gama Heavy Tipper, com as versões 6×4 e 8×4. Em 2018, a linha vocacional XT chega com a Nova Geração de caminhões.
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