Barra pode chegar a dois metros de comprimento
A ZF investiu na compra de uma máquina de dobra CNC para produção de barras de ligação e de direção para linha de veículos comerciais, e que já está disponível na planta industrial de Sorocaba (SP). A nova máquina é uma das mais modernas do mundo para esta operação específica e agrega ainda mais qualidade e eficiência à produção desses componentes. De acordo com Marcelo Castro, gerente sênior regional de negócios da ZF, outras localidades da ZF, como Alemanha e China, possuem equipamentos similares. Sua principal vantagem é permitir a produção de peças com maior precisão na geometria.
Com a aquisição, a ZF pode produzir no Brasil versões mais complexas de barras, chegando a uma família específica com muitas curvas e mais de dois metros de comprimento. Essa barra pode ser aplicada em caminhões de nicho voltados aos segmentos de mineração e agricultura. Por seu peculiar tamanho e formato, recebeu o apelido de “anaconda”, em referência à grande cobra que faz parte da fauna nacional.
“Em uma primeira etapa o objetivo é transferir a produção dos itens atuais para a nova máquina. As oportunidades adicionais de portfólio estão sendo estudadas”, acrescenta o executivo.
- Matéria Anterior: Cummins amplia oferta de filtros de combustíveis
- Próxima Matéria: Dicave investe em novas instalações