Com caçamba de 33,6m³, equipamento pode transportar 55 toneladas líquidas
Redação TranspoData
Foto Volvo CE, Divulgação
Numa sequência de renovação de sua linha de caminhões articulados no país, a Volvo Construction Equipment atualiza agora o A60, o maior modelo da marca. Comparando com a geração anterior, a nova versão traz 15% mais eficiência no consumo de combustível e 5% mais produtividade em operações de mineração, construção e pedreiras. Com caçamba de 33,6m³, pode transportar 55 toneladas líquidas, a maior capacidade de carga entre os caminhões articulados disponíveis no mercado.
A novidade chega na sequência do lançamento recente das versões remodeladas do A45 e do A50. “Completamos a expansão de nova geração de articulados. O A60 representa o ápice da nova arquitetura tecnológica e consolida o portfólio mais avançado da nossa história nesse tipo de produto”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.
Mais eficiência
Os ganhos em eficiência de combustível e produtividade em comparação com a geração anterior são resultado da combinação de diversas inovações, começando pelo trem de força. O novo motor Volvo D16J desenvolve 470kW (630hp) de potência e 2.960Nm de torque.
O novo A60 incorpora recursos avançados como o Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios do terreno para otimizar automaticamente o controle de tração. O sistema OptiShift permite mudanças direcionais mais rápidas entre marcha à frente e ré, enquanto o controle automático de tração garante mobilidade excepcional. “O sistema Haul Assist traz informações em tempo real de pesagem da carga a bordo. Traz alertas de sobrecarga ou manuseio de volumes baixos, maximizando a produtividade”, explica Guilherme Ferreira, head de gestão de produtos e produtividade da Volvo CE.
O novo design do A60 melhora o despejo de material. A porta traseira da caçamba, com opcional de braço mais longo, oferece abertura mais ampla para otimizar os tempos de ciclo. O equipamento conta ainda com sensor de inclinação lateral para o descarregamento, a cabine traz baixo nível de ruído e o capô redesenhado melhora a visibilidade. Câmeras opcionais ampliam o campo de visão em operações complexas.
As informações essenciais concentram-se em duas telas. O display à frente do volante exibe dados essenciais do veículo. Já a tela integrada do Volvo Co-Pilot oferece controle sobre mídia, câmeras, ar-condicionado e status da máquina.
A nova geração do A60 tem suspensão dianteira hidráulica ativa, que garante estabilidade excepcional em terrenos irregulares. O sistema de transmissão Volvo entrega desempenho superior nas mais difíceis condições de trabalho off-road. Recursos como assistente de subida, controles de cruzeiro e velocidade em descidas, além do freio dinâmico Volvo, completam o conjunto de funcionalidades que otimizam o desempenho durante toda a jornada de trabalho.
O projeto atualizado do A60 privilegia ainda a facilidade de manutenção. Os intervalos de engraxamento foram expandidos para 250 horas, sem a necessidade de lubrificação diária ou semanal. Os pontos essenciais de manutenção são acessíveis do solo e agilizam os serviços.
A Volvo inventou o conceito de caminhões articulados, ainda nos anos de 1960. De lá para cá, os modelos da marca dominam o mercado em aplicações como mineração, construção pesada, pedreiras e obras de infraestrutura.
Especificações técnicas

- Capacidade de carga: 55 mil quilos
- Volume da caçamba: 33,6 metros cúbicos
- Peso líquido: 43.750 quilos
- Peso bruto: 98.750 quilos
- Motor: Volvo D16J
- Potência máxima: 470kW (630hp) a 1.800rpm
- Torque máximo: 2.960Nm a 980rpm
- Velocidade máxima: 57km/h
