17

Predominância das alemãs mas com Iveco e Foton no páreo

No segmento de Médios, Volkswagen e Mercedes emplacaram maior número de modelos entre os 10 mais vendidos mas Iveco e Foton estão, aos poucos, ganhando terreno

Mauro Cassane

Imagem, Divulgação

Historicamente o segmento de caminhões médios é o terceiro mais volumoso do País. Fica atrás apenas dos segmentos de pesados e semipesados. E, diferente dos semileves e leves, é um segmento que vem crescendo nos últimos anos. Em 2023 respondeu por 9,47% das vendas de caminhões e, ano passado, esse índice subiu para 11,83%.

Por sua versatilidade para logística urbana e, também, intermunicipal, os caminhões médios são sempre uma opção interessante para pequenos frotistas. Ano passado foram emplacadas 14.438 unidades. A Volks também lidera com alguma margem de folga este segmento competitivo.

O VW 11.180 foi o mais vendido: 5.960 unidades ficando com 41,28% de share neste mercado. A segunda posição começa a incomodar com o MB Accelo 1017 cujo emplacamento somou 4.576 registrando 31,69% de participação. Mais uma vez as duas marcas alemãs ficam com mais de 70% das vendas também neste segmento.

A Volks fica com a terceira posição com o VW 13.180 cujas vendas bateram 860 unidades ano passado e participação de 5,96%. Já a Iveco conseguiu emplacar apenas um modelo entre os mais vendidos deste segmento, o Tector 11-190 que está até bem posicionado, quarto lugar com 740 unidades e pouco mais de 5% de participação, o que demonstra boa aceitação do produto da fabricante italiana.

Esse segmento chama atenção pelas vendas dos e-Delivery, o caminhão elétrico urbano da Volks. São dois modelos de 14 e 11 toneladas que estão, respectivamente, na nona e décima posição entre os mais vendidos com de 120 e 116 unidades. O que mostra que o segmento já demanda caminhões elétricos e se mostra disposto a pagar mais que o dobro do que um convencional para determinadas aplicações onde a Pauta ESG dita as regras.

Os médios são seara praticamente da Volks e Mercedes. A Iveco está na briga, mas com apenas um modelo. E, agora, a Foton também entrou nesse negócio com o modelo Aumark S 1217 A que fechou ano passado com 277 unidades emplacadas, abocanhou 1,92% de share neste segmento e deu o recado que, mais uma vez, a chinesa está jogando sério nestes segmentos de semileves, leves e médios.

Compartilhe este post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *