Mercedes-Benz na Fenatran 2024 – Novos modelos, novas configurações, novos itens, novo design para o Accelo e, mantendo suspense, apresentação de seu caminhão leve elétrico

   Mauro Cassane.  

Mercedes-Benz, Divulgação

O maior evento de caminhões da América Latina vai começar no dia 4 de novembro e vai até o dia 8, na Expo SP, em São Paulo, SP. A Mercedes-Benz antecipou à imprensa quase todas as novidades que vai apresentar no seu estande. Só fez suspense, e prometeu revelar só na Fenatran, mais duas novidades que, tudo indica, uma delas será seu primeiro caminhão elétrico.

A empresa aprimorou a família Actros que agora vem com o emblema e sobrenome “Evolution”. Esse será extrapesado topo de linha, modelo completo, mais luxuoso e com todos os itens de segurança e conforto que, nos demais modelo, são opcionais.

Respondendo às demandas do mercado por robustez em operações mais duras, a fabricante alemã anunciou agora os modelos Actros 2045, 2548 e 2553 também serão oferecidos com suspensão metálica (essas versões seguem, opcionalmente, com suspensão pneumática).

Visando o aquecido segmento madeireiro, a Mercedes lançou o modelo Arocs 4051 8×4. E, para ampliar sua participação no segmento de bebidas e cargas mais sensíveis, também vai apresentar em seu estando o Atego 1719 Full Air com suspensão pneumática nos dois eixos.

Arocs 3353

Para o segmento de veículos leves e médios, da Família Accelo, chegam os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 já com um design totalmente novo e diferente. Os demais membros da Família Accelo seguem com a mesma cabina de 2023 mas serão, gradativamente, substituídas.

Ficou no ar, em suspense, outros dois lançamentos que a empresa guardou para só revelar na Fenatran. Tudo indica que, ao menos um dele será eletrificado. A empresa também vai apresentar novidades em serviços com a nova plataforma FleetBoard, integrada ao Mercedes-Benz Truck Uptime, novo plano de manutenção e até um whatsapp específico para buscar informações sobre produtos, serviços e peças.

“Vamos com tudo para a Fenatran. Essas novidades chegam ao mercado para reforçar a robustez, a eficiência e a versatilidade da Mercedes-Benz. Queremos fazer dessa feira uma das edições de maior sucesso para a nossa marca”, comenta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com o executivo a projeção para esta Fenatran é realizar um volume de negócios maior que os realizados na última edição. Não arriscou percentual mas justificou seu otimismo com base nos indicativos positivos da economia: “mercados em expansão no agro, mineração, madeireiro e grandes obras de infraestrutura certamente estão pressionando a demanda por novos caminhões e muitos frotistas aguardam a Fenatran pois sabem que é o melhor momento para realizar bons negócios”.

Actros Evolution

Os modelos Actros Evolution chegam com todos os itens de segurança e conforto disponíveis na Mercedes-Benz. Vem com a nova geração de câmeras (inclusive no retrovisor), sensores, novo revestimento interno e novidades até mesmo nas baterias que passam a contar com 230 Ah e carga rápida.

Outra novidade basicamente técnica é o novo coalescente, que é 500 vezes mais potente que um filtro convencional. Por fora o Actros Evolution ganha design mais elegante com nova pintura de grade e faróis em LED, que agora são de série, assegurando melhor luminosidade e até 30% em maior durabilidade.

Novidades no Accelo

De cara nova o Accelo parece tanto retrô como futurista. Parece que a Mercedes já prepara o público para seu elétrico. Tem design que lembra caminhão elétrico, especialmente com seus faróis finos e alongados em LED.

Os novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga. Além disso, o lançamento do 1117 marca a entrada da Mercedes-Benz no segmento de caminhões médios com 11 toneladas de PBT.

“Já o Accelo 1417, com PBT de 14 toneladas, oferece a maior capacidade de carga do segmento, até 600 kg a mais que seu principal concorrente”, diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Reafirmamos assim a vocação de um caminhão versátil e acessível aos grandes centros urbanos, com a capacidade de um médio, mas com plataforma de carga ampla e baixa. Ou seja, com economia e baixo custo operacional de um caminhão leve”.

O novo e moderno design reúne detalhes futuristas e clássicos. O Accelo é o primeiro caminhão com uma identidade visual que segue as linhas do novo Actros L e do caminhão elétrico eActros, que foram atrações da Mercedes-Benz no salão IAA deste ano na Alemanha (mais um sinal que o elétrico a ser apresentado pela Mercedes será um e-Accelo).


<< Anterior                                                                                                                                                           Próxima  >>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here