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Porto de São Sebastião retoma transporte de café

Após 60 anos, equipamento realizou primeira operação para exportação do grão

Redação TranspoData

Foto Divulgação

O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, realizou a primeira operação de café para exportação depois de mais de 60 anos sem movimentações deste tipo. Por meio da Seaforte, empresa do grupo paranaense FTSpar, a Companhia Docas de São Sebastião voltou a ter café na lista de produtos para exportação.
Mais de 8.000 toneladas de café verde produzidos em Minas Gerais e São Paulo foram embarcadas com destino à Alemanha. A última operação do setor cafeeiro feita no Porto de São Sebastião havia ocorrido na década de 1960. “Operar esta carga depois de tantos anos reafirma o compromisso de trabalhar com os operadores portuários e propiciar condições para que novas cargas sejam captadas e consolidadas”, comemorou o diretor-presidente da Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio.

O Brasil é o maior exportador de café do mundo e responde por quase 40% de toda a produção global. A expectativa para a safra 2023/2024 é superior a 66 milhões de sacas. “A FTS tem como marca a diversificação nas operações. Essa, em São Sebastião, é uma quebra de paradigma em um curto espaço de tempo. É importante a retomada desse tipo de operação que há muito tempo não era realizada”, avalia o CEO da FTSpar, Andre Maragliano.

A FTSpar é um grupo de empresas especializadas em oferecer soluções logísticas integradas. Atende os clientes de ponta a ponta em cada operação, seja no agenciamento marítimo, em operações portuárias, armazenagem, envase de produtos, transporte rodoviário e demais serviços como limpeza dos caminhões e classificação de cargas. A Seaforte Operações Portuárias é especializada em serviços de importação e exportação de granéis sólidos, minerais e vegetais e carga geral, com especialidade na exportação de açúcar a granel e ensacado.

O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. Os principais itens de importação são barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Na exportação, açúcar a granel e ensacado, veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais.

 

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