Com o fim da Família Axor, empresa agrega à família Atego modelos de caminhões mais orientados para longa distâncias e aplicação off road
Mauro Cassane
Mercedes-Benz, Divulgação
Com o fim dos caminhões Axor, a Mercedes-Benz vai agregando modelos pesados e extrapesados à família Atego. Novos produtos foram incorporados agora: 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira). Agora a marca tem no cardápio 13 modelos Atego entre médios, semipesados e extrapesados com possibilidades para cabinas padrão, estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo e nas trações (4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4).
“Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.
O novo extrapesado Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando diversos tipos de semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
O Atego 1933 conta com suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar, o que facilita o acoplamento de implementos. E com o controle remoto da suspensão no posto do motorista. O novo Atego 1933 oferece opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros, gerando mais autonomia para o caminhão, conforme a necessidade da aplicação. O ângulo de entrada em relação ao antigo Axor é maior, de 20 graus, aumentando a proteção contra eventual quebra do spoiler do caminhão e de outros componentes nas lombadas ou outras irregularidades da via.
Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.
Atego 3133 6×4
“O Atego 3133 6×4 é um extrapesado que traz toda a qualidade e robustez dos caminhões off-road Mercedes-Benz, com a alma do Arocs”, ressalta Ferrarez. “Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”.
Seguindo o padrão visual do Arocs, este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades, trazendo os mesmos componentes e otimizando trocas de marchas e de embreagem.
O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro, auxiliando a operação do caminhão nos mais diversos tipos de terreno.
O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi elaborado com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos. Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes. O novo caminhão 3133 oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros. Como bom off-road, o veículo tem ângulo de entrada mais elevado em 27 graus, além de grade dianteira de faróis e chapa protetora de cárter e de filtro, a fim de evitar a quebra de componentes do veículo nas operações em terrenos acidentados.
Linha 2024 acentua a versatilidade de aplicação dos caminhões Atego
“Os caminhões médios, semipesados e extrapesados da Linha Atego se destacam também por sua versatilidade nas aplicações urbanas e de curtas e médias distâncias rodoviárias, bem como nas operações fora de estrada”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Desta maneira, proporcionam um excelente custo/benefício para os clientes que buscam veículos para as mais diversas atividades de transporte, ganhando assim, cada vez mais, a aprovação de motoristas e frotistas”.