Vertical Autopeças desenvolveu portfólio focado em sustentabilidade no transporte de pessoas
Redação TranspoData
Fotos Randoncorp, Divulgação
As marcas da Vertical Autopeças da Randoncorp apresentaram novidades em soluções para o transporte de pessoas na Lat.Bus 2024 (Feira Latino-Americana do Transporte). As empresas também exibiram soluções para outros segmentos, como o de reposição.
Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech expôs a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, em pesquisa conjunta com Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. A tecnologia permite redução significativa no peso das peças para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade. A linha N-Series está em fase de desenvolvimento pela companhia.
A JOST Brasil exibe a articulação de ônibus, primeiro produto do portfólio voltado ao transporte de pessoas, resultado de seis anos de desenvolvimento. Com tecnologia exclusiva, a articulação possui sensoriamento e batentes mecânicos para controle de giro, amortecimento hidráulico de dois estágios e mesa giratória forjada. A solução foi desenvolvida com materiais mais leves e design atualizado, resultando em melhor custo-benefício para montadoras e operadores de transporte urbano. A empresa também levou à feira a roda de alumínio 100% forjada, com a maior capacidade de carga do mercado, cinco vezes mais resistente e, com apenas 22 quilos, 45% mais leve que a versão em aço, resultando em menor consumo de combustível.
Soluções para o mercado de ônibus também fazem parte do portfólio da Suspensys, que apresentou suspensões pneumáticas dianteira e traseira. Com diferenciais que passam por menor peso, baixo custo e manutenção simplificada, as suspensões são direcionadas às aplicações urbanas de ônibus, micro-ônibus e caminhões leves. O público também conferiu a solução de eletromobilidade e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico e único na América Latina. Dependendo da aplicação, condição de carregamento e da estrada percorrida, a economia de combustível pode chegar a 25%.
A Master desenvolveu o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, que gera dados precisos para um planejamento eficiente. Isso significa menos paradas desnecessárias e mais dados sobre rotas para avaliação do motorista. O LWS Master conta com integração à plataforma Randon Smart, que otimiza a trajetória do motorista e possibilita o planejamento do trajeto, as paradas de manutenção e a troca da lona de freio.