Lote de 442 unidades atenderá o programa Caminho da Escola
Redação TranspoData
Foto Volare, Divulgação
A Volare entregou os primeiros 170 micro-ônibus para o Governo do Estado de Pernambuco, dentro do programa Caminho da Escola do Governo Federal. Os veículos fazem parte de um lote de 442 unidades e foram entregues pela concessionária Compacto.
Os 170 micro-ônibus são dos modelos Attack 8 4×4 (ORE1 4×4) manual, Attack 8 (ORE1) com transmissão automática e Volare Access (Onurea2), de piso baixo. Serão utilizados para o transporte escolar em municípios de todo o estado. “A cada ano, a presença dos micros Volare cresce no programa Caminho da Escola, fruto do desenvolvimento de modelos específicos para o transporte escolar em cada região, quer seja em centros urbanos e em zonas rurais”, destaca Sidnei Vargas, gerente nacional de vendas da Volare.
Os micro-ônibus Attack 8 (ORE 1 automático) e Attack 8 4×4 (ORE 1 4X4) contam com dispositivo de poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, capacidade para acomodar 29 alunos, além do motorista, em poltronas tipo Sofá 3×2, tacógrafo, passa balsa traseiro, meia parede em tubo, porta-mochila e porta-pacotes. São destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona rural para uso em vias pavimentadas e não pavimentadas que estão em condições precárias de trafegabilidade.
Têm, respectivamente, 7.300mm e 7.420mm de comprimento total, sistema de ar-condicionado e transmissões manual Eaton e automática Allison, ambas de seis velocidades. As unidades OREM 1 4×4 têm ainda tração nas quatro rodas (eixos dianteiro e traseiro).
Os micro-ônibus Access Escolar (ONUREA 2 PB) são destinados ao transporte de estudantes do ensino básico na zona urbana, indicados para uso em vias pavimentadas, com piso baixo facilitando o acesso, inclusive daqueles com mobilidade reduzida, pois são equipados com rampa de acesso para embarque e desembarque. Possuem comprimento total de 7.515mm e podem transportar 22 estudantes, mais motorista e auxiliar, sistema de ar-condicionado e transmissão manual Eaton, de seis velocidades.
O Volare Access foi o primeiro micro-ônibus desenvolvido no país com piso baixo central, motor traseiro e suspensão total a ar. O rebaixamento da suspensão e o uso de rampa dobrável, no lugar de plataforma elevatória, torna o embarque e desembarque mais ágil, o que otimiza o tempo de viagem e facilita o acesso para estudantes com dificuldade de locomoção.