Comercialização está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

A Volvo está oferecendo uma nova versão do caminhão FH com a possibilidade de rodar com 100% de biodiesel (B100). A comercialização, no entanto, está condicionada a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Conforme previsto em regulamentação, o transportador também precisará de autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), uma vez que o B100 não está disponível comercialmente para uso em veículos no país.

A alternativa atende a um pedido de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, principalmente a partir de soja. “Ainda é um volume restrito de clientes. Mas estamos empenhados em garantir mais uma possibilidade de utilização de biocombustível, em linha com a visão de contribuir para a descarbonização dos transportes”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. De acordo com a montadora, veículos comerciais abastecidos exclusivamente com biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO2, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

Flexibilidade

Para rodar com 100% de biodiesel a Volvo fez um projeto de motor exclusivo, baseado nos atuais propulsores Euro 6 da marca. Disponível apenas para o Volvo FH, esta nova solução é a única do mercado e o transportador terá a flexibilidade de optar por diferentes proporções do combustível, indo do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel, atualmente disponível nos postos do Brasil) até o B100 (biodiesel puro). “Isso traz grande versatilidade no uso dos caminhões, uma vez que podem ser abastecidos também com o diesel S10 disponível no país. Assegura ainda facilidade no momento da revenda futura do veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

Além de consulta prévia e aprovação da engenharia da Volvo, o uso do B100 é restrito aos veículos fabricados para essa especificação. “Não é possível usar biodiesel 100% em caminhões que não tenham sido produzidos para isso. As versões regulares dos veículos estão preparadas para uso com o diesel S10 padrão disponível no país”, enfatiza Valério.

A Volvo tem metas globais ambiciosas nesta área. O objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO2 nos veículos ofertados pela marca até 2030 e em 100% até 2040. As novas tecnologias em motores a combustão, movidos a combustíveis cada vez mais renováveis, são importantes recursos para cumprir essa estratégia. Outros dois grandes pilares são os veículos elétricos a bateria, já disponíveis em vários mercados, incluindo o Brasil (aqui em fase experimental), além dos modelos impulsionados por célula de combustível, já rodando em testes em rodovias da Europa.

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