Unidades na configuração Double Deck irão operar em rotas de longa distância

Redação TranspoData

Foto Volvo, Divulgação

A Volvo está entregando um lote de 152 ônibus rodoviários Euro 6 para a
Viação Catedral, uma das maiores operadoras de transporte de passageiros do
Brasil, com atuação em 14 estados e presente no Sudeste, Centro-Oeste e,
principalmente, no Nordeste. São 88 unidades do modelo B460R 6×2 e 64 do
B510R 8×2.

Os veículos são Double Deck e vão operar em rotas de longa distância,
ligando o centro do país às demais regiões. “Estamos ampliando e renovando
a frota para dar ainda mais qualidade, conforto e segurança aos
passageiros. Também melhoramos a operação com chassis de última geração,
mais modernos, menos poluentes e com novas tecnologias”, declara Clayton
Vidal, presidente do Grupo Catedral.

De acordo com Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no
Brasil, trata-se da maior venda de chassis rodoviários feita pela marca nos
últimos anos. O negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária
Volvo que atua na Região Centro-Oeste.

Dos 152 veículos adquiridos pela Catedral, 150 chassis foram encarroçados
pela Marcopolo, com o modelo DD1800 G8, a última geração da fabricante, com
várias configurações internas para poltronas leito-cama, leito e semileito.
As demais unidades receberam carrocerias da Comil, do modelo Invictus DD.

Potência e economia

Os veículos são da plataforma Euro 6 da Volvo, com um novo motor que
associa mais potência a menor consumo de combustível. Ainda traz novas
tecnologias que contribuem para reduzir os custos operacionais.

Dentre as inúmeras melhorias, o presidente Clayton Vidal lembra a
importante mudança introduzida pela engenharia da montadora, com um
avançado sistema de arrefecimento do motor, que separou as posições do
intercooler e do radiador. Os ventiladores elétricos somente são ligados,
parcial ou totalmente, quando é necessário. A solução reduz a perda
mecânica e hidráulica, consumindo menos energia e contribuindo para
diminuir também o consumo de diesel. “Estas evoluções nos ajudam a
contribuir com menores emissões de gases poluentes, garantir mais segurança
aos passageiros e ainda reduzir custos operacionais”, afirma.

Por baixo do veículo está outro ponto importante em uma operação de
transporte de passageiros: o aço LNE60 adotado pela Volvo diminui o peso e
torna o chassi desses ônibus a opção mais leve do mercado. “O B460R e o
B510R são um salto em tecnologia”, observa Humberto Costa, gerente regional
de vendas de ônibus da Volvo. Cliente antigo da marca, desde que foi
fundada em Brasília em 1985, a Viação Catedral tem veículos Volvo em mais
de 60% da frota atual de 400 ônibus.

Frota com idade média baixa

Transportando 1,5 milhão de passageiros por ano, a Viação Catedral tem
metas arrojadas. Com a aquisição de 152 ônibus Volvo, ela baixa o índice
atual de renovação de frota de 2,5 anos para 1,5 ano, uma das mais novas do
Brasil. O objetivo é substituir os veículos com, no máximo, três anos de
uso.

Projetando novos negócios, o Grupo Catedral fechou recentemente uma
parceria com a Flixbus, plataforma digital de comercialização de passagens
das empresas operadoras no transporte rodoviário de passageiros, com o
objetivo de proporcionar uma experiência melhor de viagem e preços mais
acessíveis. Pelo menos um terço dos novos chassis Volvo vai rodar numa
operação capitaneada pela Flixbus, que está expandindo sua atuação para
outras regiões brasileiras. A Catedral começará 2024 mirando outro alvo
audacioso. “Trabalhamos para atingir o nível das melhores operadoras de
transporte do Brasil nos próximos anos”, acentua Clayton Vidal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here