A nova linha Sprinter é montada na Argentina e é tão atual quanto o modelo vendido atualmente na Europa

Os veículos Mercedes-Benz Sprinter para as categorias chassi-cabine, furgão de carga e vans de passageiros estão mais robustos e contam com um pacote de atualização ao ponto de a montadora passar a chamá-la de Nova Sprinter. As novidades estão no design, nas atualizações do motor, caixa de câmbio e nas tecnologias que proporcionam mais desempenho e segurança. As inovações mostram que o objetivo da montadora é oferecer no País comerciais leves mais robustos e seguros, interativos, confortáveis e inteligentes. A nova Sprinter ficou mais potente, cujo motor OM 651 CDI 2.2 bi turbo, 4 cilindros, recebeu uma nova parametrização eletrônica com foco em melhor eficiência. Essa mudança resultou em aumento de potência e torque em relação ao atual. Nas versões 416CDI e 516 CDI o propulsor entrega 163 cv a 3.800 rpm e 36,4 kgmf de torque na faixa entre 1.200 e 2.400 rpm. Na versão 314 CDI Street, o motor atinge 143cv a 3.800 rpm e torque de 33,7kgfm na mesma faixa de giro. O acréscimo de potência e torque teve como meta otimizar a performance e dar mais agilidade ao veículo no trânsito urbano.

Tecnologias de segurança mais avançadas tornam a Nova Sprinter a linha de utilitários mais segura do Brasil

A caixa de mudanças ZF – 6S 480 também ganhou torque e novos escalonamentos de marchas, para atender com maior precisão às novas configurações do motor. Na prática, significou melhores níveis de arrancada e retomada de velocidade, além de velocidades médias mais altas. Outro item que merece destaque são os 220kg a mais ganhos no PBT das vans, furgões e chassis-cabine 314 CDI Street, 416 CDI e 16 CDI sobre os produtos que serão substituídos.

A similaridade do cockpit com o de um carro de passeio é um ponto a ser destacado na Nova Sprinter. Essa aparência é reforçada por um pacote de mudanças no qual se incluem design do painel e dos controles, novos bancos e certo refinamento no acabamento geral.

O acionamento do motor, por exemplo, passou a ser feito pelo botão Keyless Start, recurso que dispensa o uso da chave. A direção, por sua vez, é elétrica com volante de diâmetro igual ao de um carro de passeio, complementado pelos comandos a ele integrados. Soma-se a ainda ao cockpit a disposição dos controles, formando um conjunto de inovações definido pela Mercedes-Benz como um ambiente prático, com alto nível de ergonomia e de bem-estar para o condutor.

Chave de aproximação e com mais segurança, volante multifuncional mais completo estão entre as novidades

Para fortalecer a compreensão de que se trata de um veículo que traz importantes inovações ao mercado brasileiro, a linha Sprinter passou a contar com kit multimídia com tela touch screen de 7 polegadas (que nos modelos europeus é de 10 polegadas), espelhamento de aplicativos compatíveis com Smartphone, operação mãos livres, entrada de USB e câmera de ré. Esse sistema todo é disponibilizado como item opcional.

O diretor de vendas e marketing vans da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, destaca que a segurança garantida pelo o sistema ABA (Active Brake Assist) Assistente Ativo de Frenagem, por exemplo, como dos importantes diferenciais da nova Sprinter.

Trata-se de uma tecnologia que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas.

À medida em que o veículo se aproxima de outro à sua frente, o ABA emite sinais de alerta visual e sonoro ao motorista, para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão. Caso os sinais de alerta não sejam atendidos, o sistema reduz automaticamente a velocidade do veículo e dá início à frenagem de emergência, até a parada total caso haja necessidade.

Ferrarez: o Assistente Ativo de Frenagem é um dos importantes diferenciais da Nova Sprinter

Outro sistema que merece destaque é o Assistente de Fadiga, que reconhece os sinais típicos de sonolência e de perda de atenção do motorista. Sua função é alertar, por intermédio de sinais sonoros e visuais, que ele deve fazer uma parada e descansar. Essa tecnologia passa a ser exclusividade da Sprinter no segmento de comerciais leves no Brasil.

O assistente de Fadiga é visto como um item de segurança mais eficiente ainda para motoristas que dirigem à noite ou que percorrem trechos de longas distâncias. O sistema pode ser desativado e volta a funcionar à velocidade de 50 km/hora. Outros itens de Segurança Ativa presentes na Nova Sprinter são o Assistente de Subida de Rampa, o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist) que ameniza os efeitos de ventos laterais e ajuda a manter o veículo em sua trajetória. As Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light) também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter.

Visualmente, a nova linha traz diferenciais como os faróis que passaram a ocupar uma posição um pouco mais elevada, solução que aumenta o nível de proteção contra impactos. Reposicionados, os faróis deram uma aparência de maior robustez ao veículo.

A família Sprinter conta com 60 modelos entre vans de passageiros, transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos diversificados, além da prestação de serviços. A Mercedes-Benz informa ainda que a versão com chassi cabina passará a sair de fábrica com preparação para instalação de tomada de força com potência de 28 kW. Ainda de acordo com a montadora, nova Sprinter começará a ser comercializada no Brasil até o final deste de 2019. Preços e a oferta de uma possível transmissão automatizada não foram anunciadas até o fechamento dessa edição.

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