O Novo Mercedes-Benz Actros chega ao Brasil com muitas tecnologias semiautônomas que elevam a segurança e a eficiência ao padrão Europeu; mais modificações no trem de força que contribuem para redução do consumo em até 12%, quando comparado com a linha do Actros atual; além da cabine com espaço interno com até 1,84 m, banco com 15 tipos de regulagens, painel totalmente digital e volante multifuncional.

“Esse é o primeiro caminhão digital brasileiro. O Novo Actros traz um novo sentido ao termo transporte responsável nas estradas do País. Com tecnologias de ponta e segurança ativa estamos cuidando do motorista, dos outros veículos e das pessoas nas vias. Por meio de inteligência e conectividade de forma sustentável, estamos entregando aos clientes economia de combustível”, destacou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus.

O Novo Actros é hoje o caminhão mais digital do País, o que inclui telas coloridas de alta resolução, e diversos sensores

No quesito segurança, o Novo Actros oferece aos motoristas os recursos necessários para uma condução tranquila e segura. A 5ª geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5) permite o reconhecimento por meio de uma câmara de alta precisão e um radar no centro do para-choque que reconhece corpos em movimento ou parados, incluindo outros veículos, pedestres e ciclistas que estejam à frente do caminhão. No caso de o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema assume o controle e freia totalmente o veículo.

Outros destaques são o assistente de ponto cego, localizado na parte lateral, o assistente de fadiga (avalia o comportamento do motorista ao volante e identifica o cansaço) e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem.

O piloto Automático Preditivo possibilita que o motorista faça uma viagem longa sem precisar acelerar e frear, controlando apenas a direção. O GPS e mapas, registrados no sistema, antecipam para o caminhão a topografia do percurso e assim é feito um monitoramento da aceleração e frenagem prevendo subidas, descidas e curvas, promovendo trocas de marchas mais inteligentes.

“É um ganho fantástico para o condutor. É como um avião. Ele coloca no piloto automático e fica no comando das tecnologias”, acrescentou Leoncini. O executivo lembra ainda que o transportador tem nas mãos a possibilidade de um veículo com recursos que, além de avisar, reage a eventuais situações de risco e ressalta que os recursos não são opcionais, mas sim itens de série. Apenas o airbag do motorista é opcional.

Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, conta que a empresa mais uma vez ouviu as estradas e as solicitações dos clientes para entregar o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro. “O Novo Actros será o único caminhão de série a frear sozinho. O veículo rodou mais de 4 milhões de quilômetros.

O Novo Actros para implementos de gãos, por exemplo, recebem deflores de ar específicos para a altura da carga

Muitos desses testes de durabilidade foram realizados no nosso campo de prova da fabricante em Iracemápolis/SP. Por isso tenho a convicção de que estamos lançando um caminhão que experimentou a fundo todas as diversidades e severidades do transporte brasileiro antes de ser comercializado”, destacou.

Além da segurança, um item que chama a atenção de quem conhece de perto o Novo Actros é a cabine. Totalmente desenvolvida para o mercado brasileiro, ela traz alguns diferenciais como dois painéis totalmente digitais, com telas de alta resolução, sendo uma delas com touch screen. A chave é inteligente e o volante é multifuncional e equipado com mouse para acionar as funções dos painéis.Para facilitar a movimentação interna, a cabine tem até 1,84 m de altura.

Uma das solicitações dos motoristas e que foi atendida pela empresa diz respeito a cama, que não tem mais recorte e possui 2,20m de comprimento (ganho de 10cm em relação a versão anterior) e 75 cm de largura (ganho de 15 cm). O motorista também tem à disposição 32 porta objetos e climatizador.

A redução de consumo de combustível de até 12% em relação a versão anterior se deve às tecnologias incorporadas no veículo. Entre os itens que garantem esse resultado estão o novo câmbio totalmente automatizado G 291 Powershift 3, eixo traseiro com suspensor, o PPC (Predictive Powertrain Control) e o piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista.

Além do consumo, as tecnologias e conectividades incorporadas ao Actros garantiram economia anual de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste e 50% de redução nas paradas programadas para manutenção, com tempo de revisão otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação ao modelo atual.

O principal destaque fica para a suspensão metálica Global Tuftrac, que segundo os engenheiros da montadora, garante mais carga útil e maior disponibilidade do caminhão. Outras inovações são o Disconnected Liftable Tandem – DLT ( suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4), nova geração do eixo traseiro (New Final Drive), que aumenta a capacidade de carga líquida e por meio do gerenciamento de lubrificação interna do diferencial, o que permite maiores intervalos de troca de óleo.

Outra novidade que acompanha a chegada do Novo Actros é a estreia do modelo na categoria 4×2. A nova linha será formada pelos cavalos mecânicos 2045 4×2, 2548 6×2 e 2648 6×4. Além desses modelos, o cliente terá também a opção do Actros 2651 6×4. O motor Mercedes-Benz OM 460 ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv, além da opção de maior potência 510 cv. “A chegada do Novo Actros vai revolucionar o segmento de caminhões extrapesados. Nós o transformamos em uma solução completa de transporte para nossos clientes”, acrescentou Philipp Schiemer.

Pacote de serviços e conec­tividade 

O lançamento também veio acompanhado de serviços relacionados a telemetria e inteligência artificial que facilitam o dia a dia do motorista e a gestão de frota. O Mercedes-Benz Uptime (inteligência que permite ao veículo emitir informações para um diagnóstico preciso e mais assertivo), reúne ações preditivas que monitoram vários indicadores do caminhão, fazem a gestão da manutenção e evitam paradas não programadas do veículo. Estas tecnologias aumentam a disponibilidade da frota do cliente e ajudam a melhorar a assertividade e a qualidade dos serviços prestados pelos concessionários. O Uptime verifica os sistemas do caminhão e reporta qualquer necessidade.

Já a plataforma de logística Habbl (software de gestão) oferece uma visão geral de todos os processos de logística e transporte. Essa tecnologia permite que o gestor gerencie os dados e se comunique com todos os participantes do processo. A ferramenta oferece controle preciso ao longo de todas as tarefas envolvidas nas viagens, visão exata dos veículos e envia notificações para um grupo previamente definido.

O Total Mobility funciona como um consultor que atua com foco em indicadores de manutenção como quebra por km, quilometragem média rodada entre falhas e avarias, custo por km, disponibilidade da frota. Estes indicadores permitem uma gestão mais eficiente.

Já os motoristas têm a disposição aplicativos que facilitam a operação no dia a dia. O App “Liga nas Estradas” avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App “Jornada do Motorista” faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo e o “App Vehicle Lens” faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista, enquanto o App “Mercedes Club”, permite o agendamento de serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.

“O Novo Actros já vem carregado de serviços para oferecer ainda mais eficiência ao motorista e à operação do cliente. Hoje, todos nós já temos muita da nossa rotina pessoal e profissional no celular e o Actros está então se integrando a esse universo”, finalizou Leoncini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here