FOTO REINALDO CANATO

Dona de uma gama de veículos comerciais que cobre desde os semileves aos extrapesados, a montadora, que está se movimentando para espantar de vez o fantasma da pequena participação no mercado brasileiro de caminhões, a Iveco está anunciando uma ampla reestruturação da sua rede de concessionárias na América do Sul.

Na prática, significa aumentar o número de pontos de atendimento aos clientes da marca e dar maior agilidade nos serviços com profissionais treinados. O gerente de desenvolvimento da rede de concessionárias Iveco na América do Sul, Marcelo Assis, lembra que este ano foram abertas unidades nos Estados do Ceará, Bahia, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná e no Distrito Federal.

Atualmente a marca conta com 71 pontos de atendimento no território brasileiro, das quais 85% atuam com base nos Padrões de Pós-Venda da marca, pelo qual o atendimento aos clientes, padronização dos processos, agilidade e qualidade dos serviços são idênticos.

Ainda de acordo com Assis, foram abertos também pontos de atendimento em Patos e Governador Valadares, no Estado de Minas Gerais.  Também entraram na conta a inauguração de uma casa na região metropolitana de Assunción, no Paraguai.

A Iveco trabalha com a meta de terminar o ano de 2019 com 84 no Brasil. Em toda a América do Sul, incluindo concessionárias e pontos de assistência, a marca conta com 111 unidades, afirmou Assis.

BAIXA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO

Entre janeiro e setembro desse ano, foram licenciados no País 74.255 veículos de carga a partir de 3.2 toneladas de PBT e desse total apenas 2.599 foram da marca (3,5% do total).

No fechamento do mesmo período em 2018, ainda pelos dados divulgados pela Anfavea o mercado total registrou o licenciamento de 52.779 unidades, dos quais 1.978 (3,7% do total) foram da marca.

Entre janeiro e setembro de 2017, ano em que o mercado de caminhão viveu sua pior queda, com 35.364 veículos licenciados nos primeiros nove meses daquele ano, 1.392 ( 3,9%) foram da marca.

Durante a coletiva para a imprensa na Fenatran, dia 13 de outubro, o vice-presidente da Iveco, Marco Borba, disse que a montadora está comprometida o Brasil e investindo na rede de concessionários.

Já o presidente mundial da marca, Gerrit Marx, lembrou que a montadora está há 22 anos no Brasil para competir em todos os segmentos. Ele reforçou dizendo que a Iveco trará ao País o País o que tem de melhor na Europa. “Estamos no Brasil para ficar”, disse.

Durante a Fenatran a montadora teve  importantes lançamentos: um deles é a nova Daily, com novo design e diversas melhorias técnicas e itens de segurança como sistemas ASR e ESP. O interior da família também foi renovado e o volante multifuncional passou a incorporar vários comandos.

Ainda como novidade, passaram a ser itens de série o trio elétrico, bluetooth, entrada digital, reconhecimento de voz e ar-condicionado digital. Assistente de partida em rampa, faróis DRL e sensor de ré estão também no novo veículo, que tem motores na faixa de 130 a 170cv (com faixa plana de torque) e caixa de câmbio manual ZF de seis velocidades. Os novos modelos estarão na rede de concessionários Iveco em abril de 2020.

Outra novidade da marca é o sistema de telemetria para a gestão de frotas (por celular ou computador), com uma central de controle 24 horas instalada em Sete Lagoas/MG.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here