Modelo tem capacidade de 4,3m³ e 800 quilos
Roberto Hunoff
Fotos Renault, Divulgação
Assista o vídeo: Kangoo E-Tech | Estáticas (vimeo.com)
Primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil e que chegou ao mercado em 2013, o Kangoo E-Tech 100% elétrico ganha nova geração. O modelo da Renault traz a solução de mobilidade elétrica para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota, e chega com a proposta de oferecer uma entrega ágil, com praticidade, segurança e baixo custo por quilômetro rodado.
De acordo com a montadora, o Kangoo E-Tech possui um baixo custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão), além de um custo 45% menor nos valores das seis primeiras revisões. O preço sugerido para a venda é de R$ 259.990.
O veículo vem equipado com motor de 90kW (120cv) e 25kgfm (245Nm) de torque instantâneo. Com a bateria de íons de lítio de 45kWh, composta por oito módulos independentes e facilmente reparáveis, o veículo possui autonomia de 210km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. De acordo com a norma do Inmetro (SAE J1634), a autonomia no ciclo urbano é de até 329km e, no combinado, de 300km.
As baterias têm garantia de oito anos ou 160.000km. Comparada com a geração anterior, a bateria possui maior capacidade (subiu de 33kWh para 45kWh) e refrigeração líquida, o que ampliou a autonomia e permitiu também aumento da garantia, de cinco para oito anos.
Praticidade e segurança
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico oferece um espaço de carga de 4,3m³. A sua carga útil máxima é de 800kg e a capacidade de reboque, de 1.500kg. A porta lateral deslizante extralarga (864mm) permite a acomodação de grandes objetos e facilidade de carga e descarga em centros urbanos. O espaço de armazenamento traz dimensões de 2,2 metros de comprimento, 1,5 metro de largura e 1,3 metro de altura. A área de carga possui portas traseiras que abrem de 90° a 180°, facilitando o acesso mesmo que haja pouco espaço atrás do veículo.
As fechaduras das portas lateral e traseiras foram removidas para aumentar a resistência à intrusão e ao roubo. Um sistema de supertravamento oferece nível mais alto de proteção: os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga (100% protegida) permanece fechada.
O Kangoo E-Tech é equipado com diversas tecnologias, como quatro airbags, controles de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampas. A bateria é abrigada em uma estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem e dispositivo de extinção rápida de fogo, no qual existe um disco de ruptura que se rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria e auxiliando na contenção de chamas.
Design exterior funcional
O Kangoo E-Tech apresenta um design inédito, mais forte e funcional. A dianteira ficou mais vertical, com acabamento cromado entre a grade e o para-choque dianteiro. As lâmpadas apresentam as luzes diurnas em LED em forma de C. Com as laterais esculpidas e ombros pronunciados, o Kangoo E-Tech rompe com o design tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. A bitola traseira é mais larga que a anterior para oferecer mais espaço de carga.
Os espelhos laterais mais largos (+35 mm de comprimento e +22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%. O veículo também está equipado com o espelho amplo, que permite ver o que se passa no ângulo morto direito. Faróis de neblina LED também estão disponíveis para melhorar a visibilidade na estrada.
O interior foi atualizado com painel horizontal e um novo volante que abriga os controles principais. O volante também é ajustável em altura e profundidade para maior conforto em longas jornadas. O Novo Kangoo E-Tech possui banco regulável em altura e profundidade. Os bancos são reforçados com espuma e tecidos mais resistentes para tornar as horas de condução mais confortáveis.
Mais conforto nas jornadas
Para melhorar o conforto a bordo e reduzir o cansaço durante as jornadas, a acústica foi concebida para reduzir as perturbações sonoras. É dotada de isolamento acústico reforçado no painel e nos painéis das portas, vidros 11% mais grossos e uso de estofamento de espuma. Para impedir a entrada de poluição externa, está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado.
A segunda geração vem equipada com o novo sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de oito polegadas. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o sistema pode ser ativado por voz para acesso a todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotainment. O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela sensível ao toque ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto. O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e luminosidade, vidros e travas elétricas. O modelo é equipado com rodas de aço de 16 polegadas.