Ducato, que completa 25 anos, é o primeiro do segmento da Stellantis a receber o serviço
Roberto Hunoff
Foto Fiat, Divulgação
Em 1998, a Fiat lançou um modelo que mudou o segmento de vans: o Ducato, que completa 25 anos em 2023 com mais de 130 mil unidades vendidas. A quarta geração, lançada recentemente, trouxe uma série de novidades, como mais performance e funcionalidades aprimoradas.
O Ducato está prestes a fazer história novamente, agora com uma proposta ainda mais tecnológica, assumindo o pioneirismo ao estrear os serviços de conectividade na linha de utilitários da marca Fiat. Também é o primeiro utilitário da Stellantis a receber esse sistema no Brasil. Trata-se Fiat Connect////Me, plataforma de conectividade para uso profissional na gama de vans.
A tecnologia é apresentada pela montadora como um dos melhores sistemas de telemetria e rastreamento de veículos disponível no mercado. Uma solução completa, simples e integrada para controle e gerenciamento tanto da frota, como do modo de condução dos motoristas. Além de outras funcionalidades, como auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto. “A plataforma Fiat Connect////Me para utilitários permite visualizar, gerenciar e obter informações detalhadas sobre os veículos, incluindo sua localização, além de criar alertas personalizados”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
De acordo com o executivo, ficou mais fácil administrar uma frota de utilitários, independentemente do tamanho, pois a plataforma aceita o cadastro de múltiplos veículos. “É uma das soluções mais completas do mercado”, reforça.
Disponível nas versões Cargo e Maxicargo, a solução de hardware instalada no modelo envia as informações do veículo em tempo real para a plataforma. Assim, por meio do app ou do site é possível saber onde a van está, criar cercas virtuais, visualizar distâncias e trajetos percorridos, verificar o comportamento do motorista na condução do veículo e ter auxílio na recuperação em caso de roubo ou furto, dentre outras funcionalidades.
Na concessionária, o cliente do programa Fiat Professional inicia o processo de inscrição nos serviços conectados, fornecendo informações básicas para um registro preliminar. Após essa etapa, um e-mail é enviado para que a conclusão do cadastro do veículo seja realizada, permitindo assim o acesso ao aplicativo e ao site. Os usuários terão a oportunidade de desfrutar do pacote completo, que inclui todos os serviços oferecidos pela plataforma Fiat Connect////Me, durante um período de 12 meses. Após esse prazo, os clientes poderão optar por assinar os serviços.
Principais serviços
- Rastreamento e Recuperação Veicular
- Gestão de Frotas
- Comportamento do motorista
- Dashboards da Frota
Novos valores com a solução
- Cargo 11,5m³: R$ 247.990
- Maxicargo 13m³: R$ 251.900