Empresa consolida 900 pontos de coletas e entregas de encomendas do e-commerce só na Região Metropolitana de São Paulo
Redação TranspoData
Foto Jadlog, Divulgação
A Jadlog consolidou a maior rede de locais de retirada e postagens de encomendas da região metropolitana de São Paulo, com mais de 900 pontos comerciais parceiros de bairro em operação. Essa capilaridade é três vezes maior do que a dos Correios, que possui cerca de 300 agências na mesma região.
Nestes pontos, também conhecidos como Pickup da Jadlog, os compradores do varejo on-line e os vendedores de marketplaces conseguem retirar e postar produtos adquiridos ou vendidos pela internet, sejam em franquias da empresa, cafés, lojas de acessórios para eletrônicos, floriculturas e mercados, entre outros estabelecimentos situados próximos da residência ou do local de trabalho do consumidor. “O modelo de operação do Pickup ganha cada vez mais relevância na logística do e-commerce devido à grande disponibilidade de locais de retiradas e postagens de encomendas. São estabelecimentos de bairro facilmente acessados devido à sua capilaridade e flexibilidade de horário”, explica o diretor das soluções OOH (Out Of Home, fora de casa na tradução para o português) da Jadlog, Diogo Inoue.
O sucesso do modelo é atestado em todo o Brasil, onde a rede Pickup da Jadlog possui mais de 4 mil pontos comerciais parceiros, estrategicamente localizados nas cidades brasileiras. A expectativa é de que, em menos de cinco anos, este tipo de solução represente cerca de 20% de todos os recebimentos do e-commerce no Brasil, uma porcentagem hoje já atingida em mercados considerados mais maduros, como o dos Estados Unidos e da Europa.
O Pickup é uma alternativa aos modais de entrega padrão e alivia a grande demanda atual de entregas na última milha. As lojas online podem deixar as encomendas em locais convenientes e seguros, escolhidos pelos clientes para a retirada das compras, reduzindo o insucesso de entregas, pois muitas pessoas não podem receber produtos em casa.
A rede de 900 pontos na região metropolitana de São Paulo agrega flexibilidade e conveniência às entregas, beneficiando vendedores e compradores do e-commerce, pois os custos logísticos são até 20% menores, quando comparados com as entregas porta a porta. Desta maneira, os embarcadores conseguem subsidiar com mais facilidade o frete grátis, ganhando em competitividade e em mais conversões de vendas em sua loja on-line. “A rede Pickup tem um papel muito importante para alavancar o e-commerce, considerando que o consumidor exige mais opções de entregas e preços de fretes mais baixos para concluir seus pedidos e não abandonar os carrinhos de compra on-line”, afirma Inoue.
Logística reversa e sustentabilidade
A logística reversa é outro ponto relevante na decisão de compra, de modo que o Pickup da Jadlog é altamente habilitado para atender essa demanda, através da funcionalidade de postagem drop off. Ela aproxima o comprador do local de postagem, reduz o custo do envio e agiliza o atendimento, com menos filas do que em um serviço postal tradicional.
Adicionalmente, a rede transfere sustentabilidade à logística, já que, ao consolidar as entregas e coletas, promove uma redução no número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Uma quantidade menor de veículos e menos paradas representam melhorias no trânsito, reduções das emissões de CO² e da poluição sonora. A Jadlog foi pioneira na implementação do modelo em grande escala no Brasil, em 2018, importando a solução de sua controladora, a Geopost, que já tem esse modelo consolidado na Europa.