Primeiro veículo fabricado, em 1993, foi um modelo 16.180 CO
Redação Transpodata
Fotos VWCO, Divulgação
Na esteira das comemorações de 30 anos da família Volksbus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus relembra essa trajetória, que começou com apenas um modelo, o VW 16.180 CO em 1993, e hoje já chega a mais de 50 variações. No mesmo ano em que lançou seu primeiro chassi, a VWCO alcançou a vice-liderança histórica do segmento, posto que ocupa até hoje. São mais de 175 mil chassis produzidos desde o lançamento da linha.
A primeira venda de um chassi de ônibus VW foi realizada para a Real Auto Ônibus, empresa que opera linhas municipais na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Alguns anos depois, com o lançamento do modelo VW 18.310 OT, foi realizada a primeira grande venda de ônibus rodoviário para a Viação Pluma, que fazia uma rota de Curitiba (PR) para as Cordilheiras dos Andes, percorrendo sete países da América do Sul. O novo portfólio, recentemente lançado, já soma vendas acima de 500 chassis para clientes em busca de suas vantagens operacionais, como a economia de combustível de até 5%.
Outro importante marco na história da linha Volksbus é o primeiro lote vendido para o Caminho da Escola, programa do governo federal, em 2009, com 2.200 unidades do modelo VW 15.190 VE-03R. Desde então, a Volkswagen Caminhões e Ônibus já atingiu a marca de mais de 27 mil ônibus Volksbus fornecidos para o programa. A VWCO segue líder no fornecimento de veículos ao programa, garantindo o transporte de mais de 34 milhões de estudantes em todo o Brasil.
Quem viveu essa história desde o início também celebra as evoluções. Antonio Cammarosano, executivo da marca que trabalhou por 23 anos com a linha de ônibus VW, começou como consultor de vendas e, em 2007, se tornou diretor de vendas de caminhões e ônibus. “Desde 1996 acompanho a trajetória da família Volksbus e suas conquistas durante as três décadas. Conquistamos o mercado de ônibus e a confiança dos clientes”, comenta o atual diretor de serviços e pós-vendas da marca.O executivo recorda que a marca foi pioneira em realizar serviços na garagem do cliente e ter um monitor de pós-vendas de ônibus para melhorar a performance dos produtos. “Inovamos oferecendo produto com o capô do motor dianteiro que diminuiu significativamente o calor e o ruído. Foram com essas e outras inovações que a marca segue conquistando clientes no Brasil, na América Latina, Ásia, África e Oriente Médio”, observa.
Andre Bogdan, supervisor de engenharia da montadora, também ajudou a construir muitos dos primeiros protótipos dos campeões de vendas no mercado. “O desenvolvimento de todos os chassis de ônibus é local, em Resende, 100% feito por profissionais brasileiros. Isso resulta em produtos que nascem de acordo com as necessidades e aplicações específicas de cada um dos clientes”, enfatiza.
Bom dia,se a Scania e Volkswagen são do mesmo grupo pq não juntas ter opções de chassis pesados pra longas distâncias se o capital vai pro mesmo bolso… O mercado vem cobrando a tempos chassis Volksbus acima dos 400cv almenos de 3 eixos de fabrica…