Créditos
Fotos Scania, Divulgação
Nova Geração com acelerador inteligente começa a ser entregue em agosto
A Scania aposta que, em 2021, haverá crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação: caminhões, veículos a gás, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. Assim como ocorreu em 2020, a continuidade da retomada da economia nacional será puxada pelo agronegócio e pela recuperação produtiva da indústria. “O ano passado trouxe ensinamentos para o resto da vida. Aprendemos como nunca em vários sentidos e o mercado precisou passar por mudanças que chegariam nos próximos anos, como as vendas virtuais. Houve também uma retomada verde que acelerou a busca por alternativas sustentáveis, e nossa solução a gás chegou a 70 unidades vendidas”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Assinala que, em 2021, ainda haverá incertezas que não deixam algumas projeções avançarem, mas reforçou o pensamento de otimismo.
Em linha com a visão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Scania projeta incremento de 15% no mercado de caminhões na comparação com 2020. “A pandemia seguirá impactando o mundo, mas o setor de transportes iniciou uma retomada a partir de agosto passado e não há sinais de desaceleração. O agronegócio segue forte, com expectativa de nova safra recorde. A recuperação da produção industrial vem demandando muitos caminhões e fazendo a economia girar. O Banco Central aposta em crescimento de 5% para este ano”, acrescenta Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.
O executivo ressalta que é esperado mais um ano forte da mineração, a continuidade das obras de infraestrutura do governo federal, o reaquecimento da construção-civil e do setor sucroalcooleiro, além da renovação das frotas do segmento florestal. “Vamos continuar liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. No ano passado entregamos 70 caminhões movidos a gás. Em 2021, queremos chegar a 200 unidades”, anunciou.
Em 2020, a montadora teve participação de 12,9% no mercado em que atua, de caminhões acima de 16 toneladas. Foram entregues 8.734 unidades, recuo de 32% sobre 2019. As aplicações que mais se destacaram foram para o agronegócio e as cargas gerais. Com quase 1.100 unidades, o segmento fora de estrada registrou um ano forte na mineração. Os dois modelos mais emplacados da marca foram o R 450, com 3.576 unidades, e o R 500 que teve 1.672 modelos registrados, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e do Registro Nacional de Veículos Automotores.
Marca apresenta o acelerador inteligente
O início de 2021 marca o lançamento do acelerador inteligente Scania, opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior. Veículos para diferentes aplicações, inclusive fora de estrada, equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1º de agosto.
A economia adicional de 5% foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2 no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. O resultado foi validado em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.
O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e do deslocamento do modelo para evitar acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível. “O veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica, preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo, entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.
Grau de incertezas é ainda elevado no segmento de ônibus
Se 2020 foi um dos anos mais duros para o mercado de ônibus, tanto em vendas quanto para as empresas e clientes, a expectativa da Scania é manter a confiança para um desempenho melhor em 2021. Segundo a Anfavea, haverá alta de 13% nas vendas da indústria em comparação ao período anterior. “O ano de 2020 não será esquecido, infelizmente, pelo forte impacto negativo que a pandemia da Covid-19 causou no mercado de ônibus. As restrições de circulação e viagens, a própria crise econômica trazida e a diminuição dos passageiros, principalmente nas linhas rodoviárias, levaram a um cenário de demissões e fechamento de empresas”, comenta Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.
Para 2021, a visão ainda é prejudicada pela falta de clareza do plano nacional de vacinação da covid-19. “Temos um potencial maior de retomada do mercado, mas muitos segmentos só irão andar depois da imunização mais ampla. Por exemplo, o turismo. As empresas estão fazendo sua parte investindo em medidas seguras de higienização e distanciamento de poltronas. Por outro lado, o fretamento já voltou a demandar. Nos urbanos, a expectativa é de alta de vendas e maior busca por opções sustentáveis”, projeta.
D´Angelo também avalia que a crescente atuação dos aplicativos de passagens está e continuará levando o mercado para uma nova realidade de concorrência. “O passageiro vai em busca de facilidades, agilidade e quer ter uma experiência eficiente do começo ao fim da viagem. A disputa cresce e quem tiver a melhor frota, mais nova e confortável, vai se destacando. Por isso, será ainda maior a procura por soluções que aumentem a eficiência e reduzam os custos operacionais”, reforça.
No acumulado de 2020, na faixa de atuação da Scania (acima de oito toneladas de capacidade de carga), a indústria emplacou 11.173 unidades contra 17.517 de 2019. A fabricante sueca teve 394 ônibus registrados versus 901 do exercício anterior. “Além do grande impacto negativo da pandemia, houve um movimento de compras nos rodoviários de motor dianteiro, categoria que não temos produtos. É um sinal de busca por alternativas menos atrativas e de menor custo de aquisição”, explica o gerente. A participação de mercado foi de 3,5%.
Do volume de 394 chassis emplacados, 383 foram de rodoviários. A participação foi de 12,1%. Nos urbanos acima de 8t, a Scania emplacou 11 unidades contra 56 do ano anterior. No ranking de vendas Scania por modelo, o K 400 6×2 foi o campeão com 30% do volume, seguido pelo K 440 8×2 com 25% de participação. Em 2020, 50% das unidades vendidas contaram com as soluções financeiras Scania.
Programas de Manutenção deverão crescer 38%
A área de Serviços da Scania foi fundamental no desafiador ano de 2020 com a chegada da pandemia da covid-19. A confiança passada ao mercado resultou no melhor ano de faturamento de serviços da história da empresa desde que chegou ao país em 1957. Para 2021, a fabricante crê em aumento de 38% nas vendas de programas de manutenção, além de comemorar a marca de 40 mil veículos conectados.
Outras metas são a previsão de aumento de 26% da carteira de planos ativos de Programas de Manutenção Scania (PMS), visando alcançar 22.600 unidades; ter 46% dos caminhões novos comercializados com alguma modalidade de PMS inclusa, sendo deste total 70% com planos flexíveis, e que os veículos conectados cheguem a 50 mil, acréscimo de 30% sobre 2020.
O balanço de 2020 teve o portfólio de PMS aumentado em 12% em comparação a 2019. O programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 60% do portfólio. Já os Serviços Conectados completam a marca de 40 mil veículos ativos, numa alta de 35% sobre 2019. Do total, 94% são caminhões (37.628) e 6% ônibus (2.372). “Muitos clientes estão usando a conectividade para mudar o formato da gestão de seus motoristas e trazendo a digitalização como fator preponderante para aumentar a rentabilidade da empresa”, salienta Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. Do total, 17 mil utilizam o pacote Desempenho (pago e mais completo), alta de 9% sobre 2019, e que representa 42% de toda frota. O volume restante é do pacote Análise, gratuito por 10 anos, que oferece relatórios semanais e mensais.
A Scania anuncia a abertura de 10 novos pontos de atendimento, que se somam aos sete inaugurados em 2020. Atualmente, são 155 pontos de atendimento entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. Também segue a digitalização da rede para melhorar e agilizar todos os processos de oficina, garantindo mais disponibilidade para os clientes.
- PRÓXIMA MATÉRIA: Aumento do aço ameaça recuperação
- MATÉRIA ANTERIOR: Caminhões seguem em alta; ônibus estagnam.